Esqueça a forma manjada de conhecer a Cidade Eterna e veja dicas incríveis para sentir a magnitude de Roma como um legítimo italiano!
Visitar Igrejas desconhecidas…
Não importa em qual região de Roma esteja, há sempre uma porta de igreja aberta. Ela provavelmente não estará na lista das mais conhecidas do seu guia turístico, mas reserva tantas surpresas quanto as mais famosas. É claro que ver os afrescos que Michelangelo pintou na Capela Sistina do Vaticano é programa obrigatório, mas aceitar ao convite sutil que Roma faz a cada esquina e se arriscar a conhecer suas pequenas capelas, será surpreendente.
Algumas igrejas fora do roteiro convencional: Santa Maria Sopra Minerva, uma das únicas Igrejas góticas de Roma e Santuário Santa Maria Addolorata, na praça Buenos Aires. Mas você pode encontrar a sua, basta caminhar pelos becos e se deixar levar por eles.

Passeio noturno…
De madrugada, é possível perceber a magnitude dos monumentos da cidade, que têm séculos de história. Comece com um jantar em um dos restaurantes que ficam na praça do Pantheon, antigo templo de todos os Deuses. Depois, caminhe até a Fontana di Trevi e observe como os romanos se apropriam desses locais durante a noite. Não é difícil encontrá-los apreciando o que sua cidade tem de melhor quando os outros já não estão mais lá. Se tiver fôlego, caminhe até o Fórum Romano (foto) ou ao Coliseu, passando pelo monumento Vittorio Emanuele. Muita gente se reúne em seu gramado para conversar à luz da lua.
Mangiare!
Sentar-se à mesa em solo italiano é mais do que participar de uma simples refeição: é consumar um ritual que pode se estender por horas. Deixe o relógio em casa e saboreie cada parte del mangiare, como se não houvesse amanhã. Ele se inicia com o antipasto, passa pelo primeiro e segundo pratos, pela sobremesa, e só termina depois do trio de digestivos: grappa, limoncello e cafezinho. Não deixe de provar os pratos típicos romanos, como Saltimbocca alla Romana (vitela preparada com sálvia e presunto), e Spaghetti alla Carbonara (massa preparada com ovos e bacon). Se quiser uma verdadeira aventura gastronômica, escolha um bom ristorante, mantenha o cardápio fechado e deixe que o garçom sugira os pedidos.
Passar um dia em Genzano…
Pequeno território a 29 km de Roma, Genzano tem cara de cidadezinha de interior: ruas que escondem vielas, escadarias e janelas com varais abarrotados de roupas. É o lugar ideal para um dia tranquilo nas redondezas. Para chegar, vá até a estação Termini, pegue o trem local no sentido a Velletri e desça na estação de Genzano.
Construída sobre a superfície de uma cratera vulcânica, Genzano exibe um lago de águas azuladas, rodeado por colinas verdes. A melhor forma de apreciar suas belezas é sentar-se na sacada de um dos restaurantes que rodeiam o Lago di Nemi e deliciar-se com a paisagem e a gastronomia. Em seguida, desça até a cratera para ver o lago de perto e fazer a siesta deitado em um dos píeres que se espalham por suas margens, como fazem os locais.
Curtir a noite de Trastevere…
Trastevere ainda conserva uma atmosfera autêntica de bairro. Venha em um final de tarde para a Piazza Trilussa, às margens do rio Tevere, peça uma pizza para viagem no Pizza Pazza, sente-se nas escadarias e coma observando o movimento. A alguns passos está um dos bares mais descolados de Roma, o Freni e Frizioni. O lugar é perfeito para quem quer trocar o vinho por mojito, cosmopolitan ou gin tônica.