Toda vez que estou acampando, o pensamento se repete: “puuuuxa vida, eu poderia ter trazido tal coisa pra cá, seria uma mão na roda”.
É sempre assim. Eu nunca vou levar tudo o que preciso para um acampamento. Sempre vai faltar algo, mas é aí que está a graça toda: no perrengue, a gente acaba improvisando e assim chegamos à conclusão de que não precisamos de tanto material para sermos felizes (sim, acampamentos são propícios para bater fortes ondas filosóficas).
E precisamos de menos coisas ainda quando vamos fazer trilha para chegar ao lugar escolhido para o camping (minha última viagem foi dessas). Quanto menos objetos, mais fácil vai ser a caminhada. Já ouvi falar de gente que tira a etiqueta das roupas (!!) para fazer a mochila ficar mais leve.
Mas tem algumas coisas que são totalmente indispensáveis num camping. Confira:
1. Lanterna (e pilhas)
Não é à toa que este é o primeiro item da lista. Você vai precisar, principalmente se:
– Você acorda no meio da noite para ir ao banheiro
– Você vai fazer uma trilha à noite (eu fiz, amei, é muito legal andar no meio do mato no escuro, ouvindo o som da floresta e vendo vagalumes!)
2. Fósforos, isqueiro, pederneira…
O ideal é levar isqueiro. É prático, leve e, se molhar, não tem problema (fósforo tem). Pederneira, se você souber o que é, nem deveria estar lendo essa lista :p
3. Canivete
Ok, ok, você não vai precisar caçar javalis para comer, mas canivetes são muito úteis, até para abrir latas Aqueles modelos suíços são perfeitos porque têm um monte de ferramentas em uma só. E não, não precisa ser essa peixeira do Rambo!
4. Corda leve e resistente
Importantíssimo também para quem vai fazer trilha, para amarrar a lona da barraca no chão para ela não sair voando com o vento, para amarrar sua rede… Cordas têm centenas de utilidades.
5. Capa de chuva
Não só para você, como para a sua mochila, também. Vai que, durante a trilha, cai um toró daqueles…