Há milhares de anos os seres humanos ergueram impressionantes e enormes construções. Os cientistas se perguntaram incansavelmente por séculos para quem e por que foram erigidas. As teorias que foram propostas são tão diversas que incluem versões místicas e de extraterrestres.
Newgrange, Irlanda
Durante as escavações arqueológicas, foi descoberto um túmulo de forma perfeitamente redonda, com um diâmetro impressionante e mais antigo do que as pirâmides egípcias. No centro da construção foi descoberta uma sepultura. Durante os solstícios, você pode ver a partir dali um fenômeno real: os raios do sol preenchem gradualmente todo o seu interior.
Dolmens no Cáucaso, Rússia
Nas encostas das montanhas há pequenas casas espalhadas, construídas de pedras planas. As fachadas têm um buraco com uma tampa de cortiça. O que é surpreendente é que o peso das placas de pedra é medido em toneladas, mas estão ajustadas entre si com tal precisão que entre elas você quase não pode inserir a lâmina de uma faca. Ao mesmo tempo, a idade destes artefatos atinge cinco mil anos.
Tikal, Guatemala
Aqui também se encontram lagos artificiais, um parque infantil e palácios. Mas a principal atenção é para as pirâmides, que formam as praças desta cidade antiga. Há muitas teorias sobre a sua utilização: edifícios de culto, centros de ciência, cemitérios ou todas essas coisas juntas.
Petra, Jordânia
Este ’ninho’ monumental está escondido a uma altura de 900 metros acima do nível do mar, num penhasco. Os construtores do lugar tiveram de mostrar uma paciência invejável talhando nessas rochas toda essa beleza. Assim, no final do cânion Siq, há uma vista fantástica da fachada com colunas e pórticos Al Khazneh (traduzido do árabe significa «o tesouro»).
Esferas de pedra, Costa Rica
Por causa das constantes mudanças de lugar, é impossível determinar uma data exata da sua origem. A teoria de que teria surgido sob o efeito da água se revelou infundada. E, no final, não se sabe o que são: será que eram uma espécie de jardim astronômico ou talvez utilizadas para marcar as fronteiras? Não há nenhuma prova clara para qualquer uma das versões.