PUBLICIDADE

Dicas de Viagem

Localizado em Dourado (SP), o resort foi premiado como o mais sustentável da América do Sul em três categorias, marcando mais um capítulo na trajetória de reconhecimentos internacionais do Grupo em 2025

O Clara Dourado Resort, uma das unidades do Clara Resorts, conquistou três importantes títulos no Sustainable Luxury Awards 2025, premiação global promovida pela Quality Touch, de Lisboa, que celebra a excelência em sustentabilidade no setor de luxo. O anúncio oficial foi feito online em 30 de setembro, somando-se a um ano repleto de reconhecimentos internacionais para o Grupo brasileiro.

O resort foi premiado nas categorias Resort Ecológico de Luxo Mais Sustentável da América do Sul (Most Sustainable Luxury Eco Resort – South America), Hotel de Luxo Mais Sustentável em Experiências de Aventura da América do Sul (Most Sustainable Luxury Adventure Hotel – South America) e Hotel de Luxo Mais Sustentável em Experiências Culturais da América do Sul (Most Sustainable Luxury Cultural Hotel – South America).

A conquista inédita consolida o Clara Dourado como referência internacional em hospitalidade sustentável e se soma a uma série de reconhecimentos obtidos pelo resort ao longo de 2025. Em junho deste ano, o empreendimento recebeu o título de Melhor Resort Ecológico do Brasil no International Travel Awards 2025, em cerimônia realizada em Dubai. A premiação, organizada pela Golden Tree Events, validou o modelo ambiental desenvolvido pelo grupo há mais de duas décadas.

Também neste ano, o Clara Dourado recebeu o prestigiado Travellers’ Choice Best of the Best pelo TripAdvisor, distinção reservada a apenas 1% dos empreendimentos turísticos globais. Entre 8 milhões de perfis avaliados no mundo todo, o resort alcançou esse patamar graças ao alto volume de avaliações positivas de hóspedes reais, reafirmando que a satisfação dos visitantes se traduz em destaque internacional. Esta conquista se soma aos três anos consecutivos em que o Clara Dourado foi eleito “Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias” pelo mesmo portal.

“Este reconhecimento no Sustainable Luxury Awards reflete o compromisso diário de toda nossa equipe com práticas sustentáveis. Não se trata apenas de um conceito, mas de ações concretas que permeiam cada aspecto da operação do resort”, afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.

As três distinções obtidas no Sustainable Luxury Awards são resultado de uma filosofia empresarial que transformou sustentabilidade em prática cotidiana. O resort opera com energia 100% renovável, trata 100% do esgoto com reutilização da água para irrigação, cultiva hortas orgânicas que abastecem os restaurantes e mantém filtros de água em 100% das acomodações e áreas sociais, iniciativa que evita o descarte de mais de 300 mil garrafas plásticas por ano.

O compromisso ambiental vai além dos limites físicos do resort. Durante os incêndios que atingiram o interior paulista no ano passado, a propriedade em Dourado se tornou refúgio natural para animais silvestres, com a equipe organizando pontos de alimentação para espécies como tatus, pacas, tamanduás e cotias. O grupo também plantou mais de 50 mil árvores seringueiras intercaladas com espécies frutíferas nativas, criando um cinturão de proteção ambiental que oferece habitat para a fauna local e contribui para a captura de carbono.

“O verdadeiro luxo está em criar experiências que valorizam o bem-estar dos hóspedes e a preservação do planeta. Estes prêmios mostram que o mercado global valoriza esse compromisso. Refletem nossa dedicação a um turismo que respeita o meio ambiente e beneficia todos os envolvidos”, complementa Taiza.

Sobre o Sustainable Luxury Awards

O Sustainable Luxury Awards é um prêmio global que celebra sustentabilidade e inovação na indústria de hospitalidade de luxo. A iniciativa reconhece hotéis, restaurantes, spas e campos de golfe comprometidos com práticas social e ambientalmente responsáveis que geram impacto global positivo.

Promovido pela Quality Touch, Lda., de Lisboa, o prêmio abrange 425 hotéis em 99 países, distribuídos por 5 continentes e 19 regiões. Os critérios de avaliação incluem excelência em hospitalidade, relevância para a categoria selecionada, sustentabilidade econômica, social e ambiental, evidências de sucesso e caráter inovador. O júri da premiação analisa pessoalmente cada hotel, buscando o caráter sustentável e a singularidade da experiência oferecida.

Sobre o Clara Resorts

Com 24 anos de atuação, o Grupo Clara Resorts conta com três unidades, Clara Dourado Resort, em Dourado (SP), eleito por três anos consecutivos como “Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias”, pelo site TripAdvisor; o Clara Ibiúna Resort, em Ibiúna (SP), selecionado como “Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil”, em 2023; e o recém-inaugurado Clara Arte, em Brumadinho (MG), dentro do Instituto Inhotim.

O Grupo também é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde, que implementou diversas iniciativas que estimulam a sustentabilidade tanto da comunidade local quanto dos hóspedes e colaboradores, deixando os processos internos mais ecológicos e sendo um exemplo no Brasil de uma hotelaria consciente e sustentável.