Em 2018, a Latitudes, especializada em viagens de conhecimento, se debruça sobre a Índia para apresentar o esplendor cultural e a diversidade do país, incluindo rotas que fogem do tradicional. Com experiência e profundo conhecimento do destino, os profissionais da Latitudes também dão dicas para quem quer explorar esse destino inigualável. Confira:
1. Participar da cerimônia do fogo (AARTI), em Varanasi–a bela cerimônia hindu ao pôr do sol é uma forma de puja (oferenda), no qual lamparinas são oferecidas às águas do Ganges como forma de agradecer pela luz que nos ilumina todos os dias, purificando pensamento, espírito e corpo.
2. Fazer uma massagem ayurvedica – O Ayurveda, tradicional medicina indiana, tem mais de 5 mil anos e a massagem é parte importante de suas técnicas, com toques profundos e vigorosos e uso de óleos naturais, estimulando a energia vital, a circulação sanguínea e a respiração. Imperdível.
3. Participar de um jantar típico – Fazer parte de um jantar típico, onde as mulheres vestem sari e os homens turbante fica para sempre na memória. As melhores oportunidades para viver esta experiência são durante os jantares promovidos nos próprios hotéis.
4. Pernoitar em um desertcamp – Os acampamentos são a melhor e mais confortável forma de admirar as cores únicas do deserto e conhecer as tradições das populações locais. Os desertcamps hoje oferecem todo o conforto, com ar condicionado, música tradicional e deliciosa comida típica para uma experiência memorável.
5. Viver como um marajá – Alguns palácios que ainda pertencem a marajás atualmente são utilizados como hotéis. Hospedando-se neles é possível experimentar toda a miseenscène e a luxuosa receptividade indiana em cada detalhe.
6. Visitar o Taj Mahal – A dica parece óbvia, mas a visita é de fato imperdível, especialmente se for um dia limpo para ver o nascer do sol, com o céu todo em fantásticos tons de rosa.
7. Ir ao cinema em Jaipur – Ver os filmes de Bollywood in loco é uma experiência única. Os indianos são loucos por cinema, e a produção de Bollywood é inacreditável.
8. Passear de tuktuk – Com esse típico meio de transporte indiano você pode explorar cada cantinho do mercado de Delhi, descobrindo todas as cores e texturas locais.
9. Visitar templos – A Índia é lugar de deslumbrantes templos religiosos. Visite especialmente os templos Hindus, Sikhs e Jainistas.
10. Aguçar os sentidos – Perceba e deixe-se encantar por toda a experiência sensorial que a Índia proporciona: sons, cores únicas, o sabor inigualável da gastronomia local. É por isso que a Índia mexe tanto com os nossos sentidos. Relaxe e aproveite cada detalhe da viagem.
Para experimentar isso tudo, a Latitudes oferece os seguintes roteiros a partir do começo de 2018:
Berço de Religiões e Esplendor de uma Cultura Milenar –de 13 a 28 de janeiro, o roteiro mostra a força religiosa, filosofias de vida diversificadas, as artes e a arquitetura que fazem da Índia um país com inúmeros selos de Patrimônio da Humanidade. Lucia Brandão, especialista em culturas do Oriente, acompanha o grupo para traduzir o legado do país que continua a inspirar povos e culturas em todo o mundo.
Tradição e Cultura–O roteiro passa pelas cidades mais vibrantes da Índia, como Mumbai, centro financeiro e de Bolywood, Delhi e Agra, e que formam um mosaico de variadas influências e tradições milenares. Um guia local que fala português acompanha o grupo, de 3 a 15 de fevereiro.
Festival das Cores (Holi Festival)– Este será o tema da viagem realizada de 25 de fevereiro a 10 de março. Marcando o início da primavera, o Holi é celebrado em todo o país, mas toma grandes proporções em Jaipur, rodeado pela atmosfera espiritualizada de rituais e eventos que fazem parte do cotidiano de seus habitantes.
Peregrinação e Autoconhecimento – A cidade sagrada de Rishikesh, aos pés do Himalaia, é ponto de partida para o roteiro realizado de 25 de fevereiro a 13 de março, com práticas, vivências, ensinamentos e satsangs (encontros conduzidos por um mestre, com mantras e meditação). O roteiro termina em Auroville, comunidade criada com o propósito de compartilhar a fraternidade, a liberdade e a unidade humana na diversidade. O grupo será acompanhado do especialista Marco Schulz, que há mais de 20 anos conduz grupos em peregrinações pelo mundo e coordena o Simplesmente Yoga.