PUBLICIDADE

Europa

Estações de trem da República Tcheca pedem parada obrigatória

Mais do que recorrer ao trem como meio de transporte (que é extremamente utilizado em toda a Europa), alguns roteiros permitem experiências únicas. Caso da República Tcheca, onde um simples trajeto sobre trilhos conduz os passageiros a uma viagem pelo tempo durante a qual é possível cruzar paisagens e cenários os mais diversos e, sobretudo, admirar estilos arquitetônicos de diferentes estações que, em suas construções, exalam arte, cultura e história. Veja, a seguir, três estações que não podem ficar de fora de seu passeio quando visitar este país do Leste Europeu que tem muito mais atrativos do que sua exuberante e mágica capital, Praga.

Lednice: esta é uma das estações mais mágicas da República Tcheca, tanto que foi protegida pela Unesco. A sua estética transporta o visitante até a data da sua construção, no final do século 19, em uma viagem no tempo favorecida pelo fato de passarem por ali apenas trens históricos a vapor. Embora circulem apenas no verão, ainda vale a pena visitar esta estação para admirar sua bela fachada revestida de cerâmica. É, sem dúvida uma desculpa perfeita para visitar Lednice, uma cidade da Morávia do Sul que também surpreende com um magnífico palácio gótico, jardins e spas.

Nemilkov: cercada por árvores, a Estação Nemilkov dá as boas-vindas ao viajante como um anfitrião impecável com uma casa em perfeita ordem. A fachada de tijolos vermelhos é adornada com lajotas decorativas brancas que circundam as janelas, em cujos peitoris surgem flores. E tem sido assim desde a sua origem, em 1888, quando se decidiu ligar a Boêmia Ocidental à Eslováquia. O seu aspecto, que hoje pode surpreender, foi o habitual nos edifícios desta vila da região de Pilsen. O complexo abriga não apenas a sala de espera, mas também um depósito de carga e salas para os trabalhadores da estação.

Rynoltice: se não fosse pela placa azul com o nome impresso em branco, poucos identificariam Rynoltice como uma estação ferroviária. Ao avistar essa construção localizada no norte do país, próximo à cidade de Liberec, há quem pensa que se trata de uma residência, um hotel ou uma casa rural. Toda de tijolos vermelhos com elementos de madeira, telhado de duas águas, janelas brancas e flores por toda parte, é um charme que convida a querer morar nela.

Para mais informações, dicas e recomendações, acesse www.visitczechrepublic.com

PUBLICIDADE