1. Dinamarca: mestrado em Jornalismo, Mídia e Globalização
O programa Erasmus Mundus abriu as inscrições para o edital que seleciona jornalistas graduados para uma bolsa no valor de 47 mil euros para mestrado especializado em Jornalismo, Mídia e Globalização. O primeiro ano dos estudos acontece na na Universidade Aarhus, na Dinamarca, e o segundo pode variar de acordo com as escolhas do estudante entre Amsterdã, Londres e Swansea.
As inscrições podem ser feitas até 10 de janeiro de 2016 através da página do programa, onde constam todos os requisitos e processos.
2. Alemanha: especialização em políticas de desenvolvimento
A Fundação Heinz Kühn, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, tem um interesse especial em jornalistas que chegam de países em desenvolvimento justamente para aprimorar o estudo desses lugares. A bolsa cobre passagem aérea, gastos durante os quatro meses de curso e inclui aulas de aprimoramento da língua alemã – é preciso ter conhecimentos básicos.
As inscrições vão até o dia 30 de novembro e as instruções de procedimento estão na página da Fundação.
3. Califórnia: estudo criativo de jornalismo
A Stanford University, no Vale do Silício, está com as inscrições para o programa John S. Knight. Exclusivo para jornalistas, serão 10 meses com o objetivo de reinventar de modo criativo o pensamento e a prática do em jornalismo. A ajuda de custo pode chegar a até 65 mil dólares.