A Suíça inaugurou na última quarta-feira o mais longo túnel ferroviário do mundo. Os 57 quilômetros de extensão da base de São Gotardo liga as cidades de Erstfeld e Bodio em um percurso sob os alpes suíços. Com um custo total de 12 bilhões de euros, foram construídos dois túneis com uma pista cada, ligando a Europa de norte a sul e diminuindo tempo e custos para o transporte de pessoas e cargas.
Além de ser o túnel mais longo, o São Gotardo também é o mais profundo. Em certos trechos, mais de dois mil metros de rochas separam o trem da superfície. De Erstfeld a Bodio, são realizadas apenas três paradas, nas estações de Amsteg, Sedrun e Faido.
Em pleno uso, o túnel será atravessado diariamente por cerca de 260 trens de carga e outros 65 de passageiro. Uma das grandes vantagens econômicas da inauguração do túnel é o fim do transporte de cargas por rodovias. Além disso, ele também facilitará a vida da população local. Com o “atalho” criado pelo túnel, a viagem entre Zurique e Lugano, por exemplo, irá durar 45 minutos menos. Apesar de inaugurado em junho, o túnel de base de São Gotardo só estará em pleno uso em dezembro de 2016.