Para quem gosta de aproveitar o frio para viajar, esquiar está na preferência dos turistas que procuram um destino com atividades. Pensando nisso, o Decolar, maior agência de viagem online da América Latina, fez uma lista de lugares.
Os melhores centros de esqui da América Latina estão no Chile e na Argentina, onde o inverno nas montanhas proporciona o cenário ideal, além de ter a opção de snowboard. Os dois destinos oferecem em seus centros nevados excelente infraestrutura para os visitantes: hotéis, lugares que dão aulas e alugam equipamentos, além de bares, restaurantes e até piscinas aquecidas.
O Cerro Catedral, um dos principais centros da Argentina e um dos mais famosos do continente sul-americano, fica aberto durante todo o ano para receber os turistas apaixonados por esportes de inverno. O Cerro Bajo, em Villa La Angostura, é conhecido por seus serviços de excelência. Ainda na Argentina, a pouco menos de 300 km de Bariloche, está a estação de Chapelco, na pequena cidade de San Martin de Los Andes, uma cidadezinha à beira do Lago Lácar, que conta com 22 pistas para a prática de esqui e snowboard. Um pouco mais ao sul, no Parque Nacional da Terra do Fogo, em Ushuaia, fica o Cerro Castor, o centro com a temporada de esqui mais longa do continente.
Ao Sul, nas proximidades de San Martin de Los Andes, a estação chilena de Pucón fica aos pés do vulcão Villarica e atrai milhares de turistas. Mais ao norte do Chile, em Mendoza, próximo ao centro de esqui de Las Leñas, fica a estação de Portillo Chile, famosa entre os esquiadores profissionais, com 19 pistas de diferentes níveis de dificuldade. Outra grande estação é o Vale Nevado, a maior estação de esqui do Chile conta com quase 40 pistas e está a 60 km da capital Santiago, ativa desde 1988. A altitude destas pistas exigem muito fôlego e disposição para esquiar.
Foto: Reprodução