PUBLICIDADE

4.0 - DESTINO INTERNACIONAL

Um roteiro repleto de história pelo Arquipélago da Madeira

Famoso por ser um dos mais belos do mundo, o Arquipélago da Madeira é repleto de atrações para todos os perfis de turistas. A região foi descoberta pelos portugueses no século XV, legado que ficou registrado em diversos pontos como monumentos, museus, fortes e igrejas.

Para conhecer melhor esse fabuloso destino, um passeio pelos pontos turísticos com viés histórico é parte fundamental de um bom roteiro. Descubra a seguir os principais locais para desvendar uma Ilha da Madeira histórica.

Começando pela capital, Funchal, o emblemático Colégio dos Jesuítas é parada obrigatória. Construído para a propagar a fé cristã, o edifício teve várias funções durante 400 anos. Atualmente, integra a Associação Acadêmica da Universidade da Madeira e oferece visitas guiadas gratuitas para os turistas, além de saraus de música, apresentações e exposições.

O centro histórico de Funchal, conhecido como “Zona Velha”, é repleto de surpresas. Berço da ocupação portuguesa na região, suas ruas estreitas e casinhas centenárias possuem grande valor arquitetônico. No coração da Zona Velha fica a Capela do Corpo Santo, uma construção que resiste ao tempo. Aproveite para visitar as lojas e provar as delícias típicas, já que esse trecho da cidade possui ótimas opções de restaurantes e compras, além do projeto das portas pintadas, uma galeria de arte a céu aberto.

Outra característica interessante da ilha são as edificações dos fortes voltados para o oceano Atlântico. A Fortaleza de S. Tiago, localizado na orla marítima do centro histórico, possui um restaurante com vista para o mar. Aproveite para conhecer também o Forte de São João Baptista, em Funchal; o Forte de S. Fernando, em Santa Cruz; e o Forte de São Bento, na Ribeira Brava.

Os museus também são uma ótima pedida para aqueles que desejam se aprofundar na história do arquipélago. O Museu das Cruzes, por exemplo, fica em uma antiga casa que pertenceu à família dos primeiros capitães responsáveis pelo território na época da colonização. Já o Museu de Arte Sacra, com suas pinturas flamengas de grandes dimensões, remete a época dourada da produção de açúcar na região.

Não deixe de conhecer também a Casa-Museu Frederico de Freitas, pertencente a um antigo colecionador madeirense, e o Museu Henrique e Francisco Franco, renomados artistas do século XX com obras que incluem gravuras, desenhos, esculturas e pinturas a óleo.

Em Porto Santo, a outra ilha habitada do arquipélago, é possível visitar a antiga residência do explorador Cristóvão Colombo transformada em museu. O ambiente recria com detalhes a casa onde o descobridor viveu, contendo retratos, mapas e outros itens antigos da época das navegações.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE