Para atrair mais turistas chinês ao Brasil o Ministério do Turismo realiza negociações com o governo chinês. Entre essas ações, nesta quarta-feira (30) o cadastramento de mais de 300 agências de turismo brasileiras que se credenciaram para receber esses turistas foi publicado no Diário Oficial da União.
O objetivo é ampliar o turismo de negócios e lazer, potencializando a atração de investimentos estrangeiros no país.
Os chineses vêm ao Brasil em busca de turismo de natureza e de cultura, bem como para participar de feiras e fazer negócios. A realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, também deverá contribuir para o aumento dos visitantes daquele país.
Condições – Para serem credenciadas, as agências brasileiras comprometeram-se a atender, entre outros, os seguintes requisitos: a instalação de linha de atendimento telefônico para consulta e assistência em caso de emergência; o fornecimento de informações relevantes para as agências de viagens designadas pela China; e a indicação de guia de turismo para o acompanhamento de cada grupo de turistas chineses.
Histórico – O credenciamento das agências para facilitação de ingresso de visitantes chineses no Brasil vem sendo aplicado desde 2004, quando se firmou um memorando de entendimento entre os dois governos com o objetivo de incentivar o turismo. Porém, esta foi a primeira vez que se realizou o cadastramento pelo suporte digital, por meio do Cadastur, o que explica o aumento exponencial no número de agências habilitadas.
.