PUBLICIDADE

Região Sudeste

Guia para o Carnaval: folia no Rio de Janeiro


Para quem procura se hospedar em meio à folia, os bairros mais agitados do Rio de Janeiro estão localizados na Zona Sul, onde encontram-se Copacabana, Ipanema e Leblon. Porém, Botafogo, Lapa e Flamengo são lugares mais baratos e têm acesso fácil a estas outras regiões.

Desfile das Escolas de Samba

O calendário oficial do Carnaval 2016 do Rio de Janeiro começa às 15h do dia 5, com a cerimônia de abertura, na qual o Rei Momo é coroado pelo prefeito e recebe a chave da cidade. No período da noite, acontece o desfile dos grupos de acesso na passarela do samba.

Na noite do dia seguinte, os foliões podem assistir ao desfile da Série A do carnaval carioca, enquanto, no domingo, acontece a primeira apresentação do Grupo de Elite e, na segunda, é a última noite que as agremiações encantam a Marquês de Sapucaí.

 Blocos de Rua

Quanto aos blocos de rua, eles já começaram a sair pela cidade desde a metade de janeiro. Entretanto, o Carmelitas, em Santa Teresa, é o primeiro a desfilar durante o feriado. Assim acontece todos os dias, até as 23h; inúmeros blocos de ruas e bailes acontecem pela cidade.

Entre os blocos que mais fazem sucesso estão o Cordão do Bola Preta, Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor, Banda de Ipanema, Mulheres de Chico e Sargento Pimenta.

 Bailes de Carnaval

Os bailes mais frequentados pelos foliões – alguns deles pertencentes à elite carioca – são o Baile Mágico, que acontece no Hotel Copacabana Palace; o Gala Gay, o Cordão do Bola Preta, no Scala Rio, e o famoso Baile de Carnaval da Mangueira, uma das principais escolas de samba da cidade.

 Baladas e bares

Nas noites de Carnaval, as baladas e os bares do Rio de Janeiro também abrem as portas para os turistas com festas à fantasia e temáticas. Os espaços reúnem baterias de escolas de samba e cantores para que a festa continue para os foliões, como acontecerá no Lapa 40º, que funcionará durante todo o feriado.

PUBLICIDADE