A fé move as pessoas a conhecerem lugares que possuem um significado religioso. O Brasil, em consequência da colonização e influência do cristianismo, tem destinos que destacam-se com as suas arquiteturas, e heranças culturais.
O Estado de Minas Gerais concentra boa parte dessas características, as cidades de Ouro Preto, Mariana e Congonhas são grandes exemplos. Elas cresceram em função da exploração do ouro e concomitantemente, o desenvolvimento religioso também ocorreu.
A arquitetura barroca, esculturas e pinturas são encontradas facilmente nas cidades. Igrejas datadas do século 18 demonstram toda riqueza da época e o trabalho dos escravos. Encontrar igrejas pelas cidades não é tarefa difícil, elas se espalham por diversos pontos.
Em Ouro Preto, a Igreja de São Francisco de Assis, é uma das mais visitadas e considerada obra prima de Alejadinho. Congonhas tem um conjunto arquitetônico da igreja tem à sua frente as esculturas em pedra sabão dos 12 profetas de Aleijadinho e, mais abaixo, seis capelas que contam com a representação da Paixão de Cristo com todos os personagens esculpidos em madeira, pintados em cores vivas.
Mas o Estado de São Paulo também conta com uma cidade com grande representatividade no turismo religioso, Aparecida do Norte é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.