PUBLICIDADE

Entrevistas

Nosso entrevistado da semana é Cristiano Beraldo,secretário municipal de Turismo do RJ

Nosso entrevistado da semana é Cristiano Beraldo,secretário municipal de Turismo do RJ

1) Queremos conhecer sua trajetória política e funcional

Estou tendo o privilégio de exercer minha primeira função pública justamente  à frente da Secretaria de Turismo da cidade turística mais emblemática e importante da América do Sul. O convite do prefeito Eduardo Paes veio a partir da minha participação em sua campanha como coordenador do plano governo. Desempenhei essa função representando o PSDB, partido do qual sou filiado há 21 anos e que fez parte da coligação vitoriosa no pleito de 2020. Antes disso sempre atuei na iniciativa privada, tendo vivido 8 anos no exterior. Como mero expectador da cena política brasileira sempre carreguei comigo a convicção de que as pessoas de bem precisam se doar à vida pública e agora chegou minha vez de contribuir com a solução dos problemas da nossa cidade.

2) O que é ser secretário do principal produto turístico do país?

É um desafio que exige estudo, disposição, criatividade e visão de longo. Primeiro precisamos nos inspirar nos modelos bem sucedidos no Brasil e ao redor do mundo, estudando produtos turísticos que conseguiram se consolidar com números muito melhores do que o Rio. Depois precisamos de disposição para mudar muita coisa que funciona da mesma forma há décadas, convencer os agentes envolvidos, vencer a burocracia e angariar apoio para um projeto amplo que envolva toda cidade. É essencial também termos criatividade para vencer obstáculos e resolver problemas que mantém amarras para o desenvolvimento do turismo. E, por fim, é essencial ter uma visão de longo prazo para o turismo. Não podemos olhar apenas para o próximo grande evento. Temos que pavimentar uma avenida que nos garanta aumento perene do número de visitantes até alcançarmos patamar compatível com nosso inigualável potencial. Levará anos e muita coisa não será realizada nesta ou na próxima gestão, mas é urgente começarmos a trabalhar seriamente com metas para daqui 15, 20 anos.

3) Quais são seus principais projetos para 2021 e 2022?

Estamos em um momento extremamente atípico e delicado para o turismo tendo em vista os efeitos da pandemia de covid-19. Neste momento estamos trabalhando no planejamento da retomada das atividades turísticas a partir do avanço da vacinação. O cenário para o segundo semestre é promissor com a perspectiva de revogação das restrições de entrada e saída do país, a volta dos cruzeiros e dos voos, e a retomada dos eventos. Enquanto isso estamos aproveitando para estreitar nossa relação com o mercado doméstico. Durante o mês de julho, por exemplo, se as condições sanitárias permitirem, devemos realizar a semana de Minas Gerais no Rio, reforçando a mensagem de que os mineiros são sempre bem vindos e bem acolhidos em nossa cidade. Mas estamos olhando também para dentro, buscando trabalhar em parceria com as forças de segurança na melhora da sensação de segurança nas áreas turísticas. Desenvolvendo parcerias com outros órgãos da própria prefeitura e com equipamentos turísticos buscando viabilizar que o próprio carioca conheça a cidade e com isso desenvolva seu sendo de pertencimento. Também estamos trabalhando parcerias para a formação de mão-de-obra, reciclagem dos trabalhadores do turismo e requalificação da massa de desempregados que terá no turismo sua melhore oportunidade de trabalho.

4) Qual é o orçamento que dispõe a pasta de turismo?

Nesse momento o orçamento da Secretaria de Turismo prevê apenas a cobertura das pequenas despesas necessárias para seu funcionamento. Mas estamos elaborando um plano de ação que será apresentado ao prefeito Eduardo Paes onde constará o volume de investimento necessário para fazer do turismo a grande mola geradora de emprego e renda, de aumento da arrecadação e de desenvolvimento social da cidade. Tenho certeza que o prefeito será sensível à necessidade de investimento no turismo uma vez que tivermos projeto bem definido.

5) Como é seu relacionamento com a Riotur?
Excelente. Sou membro do Conselho da Riotur, que é presidida pela competente Daniela Maia com quem falo quase que diariamente. Tratamos em conjunto de diversos assuntos que permeiam tanto a competência da Secretaria quanto da Riotur, além de nos apoiarmos mutuamente em projetos de interesse da cidade.

6) Não Falta ao Rio um conselho municipal de turismo?
O Conselho já existe, mas a atual configuração visava atender à extinta Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico. Com isso estamos preparando uma nova formatação com o propósito de tê-lo atuando de forma efetiva no auxílio da execução do planejamento para o turismo da cidade. O Conselho deve reunir os principais atores do setor e ajudar a Secretaria a profissionalizar e fortalecer a atividade turística.

Foto :divulgação

PUBLICIDADE