PUBLICIDADE

eventos

 


Preocupada com o calendário de feriados do semestre, que contará com três deles caindo às quartas-feiras, plataforma de viagens compartilhadas promove campanha para incentivar a troca da folga já a partir de Sete de Setembro. Ministério do Turismo lembra que feriados prolongados em 2015 geraram mais de R$ 2 bilhões de economia extra
O segundo semestre de 2016 chegou trazendo notícias não tão animadoras para as empresas de turismo, que costumam faturar com os feriados prolongados no Brasil. Teremos três feriados nacionais caindo às quartas-feiras: 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro. Pensando nisso, a BlaBlaCar, plataforma francesa de compartilhamento de viagens, inicia nesta semana um movimento nas redes sociais para incentivar que empresários, funcionários e profissionais liberais troquem a folga desses feriados para sexta-feira. 
Com o turismo interno cada vez mais aquecido – a última Sondagem do Consumidor, realizada pelo Ministério do Turismo em agosto (link), registra o aumento na intenção dos viajantes em visitar destinos nacionais -, a tendência é que as emendas geradas pelos feriados sejam uma forte alavanca para movimentar os principais destinos turísticos brasileiros. 
“Nossas pesquisas indicam de forma clara que os feriados prolongados impactam positivamente o setor de viagens. Contribuem de forma efetiva para o aumento do turismo doméstico, gerando ganhos para a economia local”, afirma o diretor de Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes.
 Segundo estimativa do Ministério, os 20 dias gerados pelas emendas dos feriados em 2015, incluindo 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira), teriam gerado um movimento de mais de 1,5 milhão de viajantes pelo Brasil, com movimentação econômica extra de R$ 2,1 bilhões. Não entraram na estimativa os feriados estendidos do Carnaval, Semana Santa, Natal e Réveillon
Sem a possibilidade de emenda, no entanto, caem as expectativas das empresas e órgãos do setor, que diminuem as projeções para o período. Para tentar reverter esta situação, a campanha lançada pela BlaBlaCar nesta sexta, 02/09, visa motivar os brasileiros a negociarem a troca da folga e aproveitarem o feriado prolongado para viajar pelo país. Sob o mote “Troca-feira”, a ação contará com peças em mídia própria no Facebook e Instagram, além de parcerias de mídia com os canais Sensacionalista e Indiretas do Bem, incentivando a troca da folga de quarta (07) pela sexta (09). A iniciativa deverá continuar em Outubro e Novembro, com a proximidade do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (12/10) e Dia de Finados (02/11).
“O brasileiro é um povo que gosta muito de viajar, principalmente dentro do país. Os feriados costumam trazer um grande movimento para a BlaBlaCar, no Corpus Christi, por exemplo, a plataforma que promove viagens de carona viu as viagens pelo site e app darem um salto de 75% em relação a uma semana normal”, explica Ricardo Leite, Diretor da plataforma no Brasil.