Outubro é o mês das crianças e, para os pais que conseguirem alinhar as agendas do trabalho, escola e outras atividades da família para viajar por um período um pouco mais longo com os filhos, a Royal Holiday, clube de férias localizado no México que coloca o mundo ao alcance dos brasileiros, listou seis lugares incríveis como opção de viagem. Passando pela América do Norte, Reino Unido e África do Sul, cada cidade tem um apelo diferente para os pequenos – e não tão pequenos assim – e são uma forma de aproveitar o Dia das Crianças em grande estilo.
Whistler: diversão faça chuva, sol ou neve no Canadá
Na charmosa região de Whistler, as atividades ao ar livre ocorrem durante o ano todo seja qual for a condição climática, assim as crianças têm sempre muitas opções de diversão. Localizada na costa oeste do Canadá, a caça ao tesouro é uma atividade muito popular com os pequenos turistas no local. Assim como acampamentos na floresta, observação dos ursos pardos na natureza, esqui na trilha infantil, passeios cênicos de bicicleta, mini-escalada e passeio de hidroavião – aquele que sobrevoa as montanhas e pousa na água. O Aquário de Vancouver fica a apenas duas horas. No verão, a família pode ir junta a uma série de concertos gratuitos e provar a produção local e, no inverno, os filhos ganham seu próprio festival de música.
Orlando: parques temáticos dos EUA
Centenas de brinquedos estão à disposição das crianças nos grandes parques temáticos em Orlando, nos Estados Unidos. A cidade sedia complexos mundialmente famosos pela diversidade e segurança, como Epcot Center, Universal Studios, MGM Studios, Wet’n’Wild, Sea World, Magic Kingdom, Walt Disney World, Animal Kingdom, museu Ripley’s Believe it or Not e o Kennedy Space Center. São tantas opções que é realmente necessário planejar cada dia com antecedência para conseguir ir nos lugares de maior interesse.
Cancun: Mar do Caribe no México
Um dos balneários mexicanos mais famosos ao redor do mundo, Cancun faz por merecer.
Depois de pegar um sol nas paradisíacas praias, montar castelos de areia e dar alguns mergulhos, as famílias podem fugir dos esportes radicais e vida noturna agitada da região e aproveitar atrações mais calmas. Dá para conhecer a tradicional gastronomia local, o imenso aquário natural Xel-Ha, as ruínas de Chichen Itza e Tulum, lagos, construções Mayas e por que não aproveitar para nadar com os golfinhos?
Nova York: Big Apple for kids
Não se preocupe, a “cidade que nunca dorme”, na verdade, dorme sim, e você poderá descansar tranquilamente após cada dia explorando Nova York com os pequenos, seja no zoológico e playground do Central Park, mostras de ciências da Maker Faire, Museu de História Natural, Madame Tussauds, Empire State, observatório do novo World Trade Center, passeio de barco ao redor de Manhattan até a Estátua da Liberdade, lojas ou musicais da Broadway. Dependendo da estação do ano, há várias atividades extras, como patinação no gelo, colheita e decoração de lanternas de abóbora, brincadeiras em labirintos de vegetação, rodas de leitura de histórias em parques, campeonato de pistolas d’água e os mais variados festivais infantis. Muitas atividades são gratuitas.
Londres: Terra da Rainha e dos pequenos príncipes e princesas
Quando a Rainha deixa o Palácio de Buckingham por um período no verão, turistas podem visitar os salões onde, na TV, vemos presidentes, primeiros ministros e embaixadores tratando das mais variadas questões mundiais. Se você não conseguir ingressos, pelo menos ainda dá para ver a troca de guardas. E durante todo o ano, parte do Palácio de Kensignton, residência do Príncipe William, da Duquesa Catherine e dos pequenos príncipes George e Charlotte, é aberta a visitas com diferentes exposições. Mas diminua a expectativa dos pequenos, pois eles provavelmente não poderão brincar com as crianças reais. As Joias da Coroa e as armaduras antigas de famosos reis também estão em exposição permanente na Torre de Londres e uma volta na London Eye permite ver toda a cidade de cima. Outras opções incluem o playground do Hyde Park, leituras de histórias na National Gallery, passeios de pônei, noites em museus (sim, que nem no filme), pistas de skate, boliches, clubes de comédia, planetário e muitas outras possibilidades.
Hartbeespoort: Uma aventura na África
Como diz o ditado, família que vê os leões (e antílopes, elefantes, macacos etc.) unida, permanece unida! Em Hartbeespoort, na África do Sul, há opções de safáris para vários santuários de forma a ver os animais bem de perto na selva. Também é possível acampar, aventurar-se nas tirolesas próximas da represa, passear de barco, explorar as Cavernas de Sterkfontein, passear a cavalo e pescar, entre muitas outras opções de interação direta com a natureza selvagem.