PUBLICIDADE

Multimodal

“Ahh, que bom você chegou! Bem vindo a Salvador, coração do Brasil!!  


Um dos destinos mais procurados do Brasil, reconhecido por muitos como o maior carnaval do planeta, adorado por tantos e odiado por outros, Salvador é um lugar que recebeu nessa época do ano milhões de turistas e foliões a procura de diversão!!

E como já diria a música: “Ahh, que bom você chegou! Bem vindo a Salvador, coração do Brasil!! Vem, você vai conhecer a cidade de luz e prazer, correndo atrás do trio. E vai compreender que o baiano é um povo a mais de mil. Ele tem Deus no seu coração e o Diabo no quadril. We are carnaval! We are folia! We are the world of carnaval! We are Bahia!”.

Bem, após hesitar alguns anos em encarar esse tão mega famoso carnaval baiano, eu acabei me rendendo e fui conferir a festa que já havia ouvido tanto falar e, é claro, já tinha visto em fotos e reportagens.

Acho que vale a pena ir ao menos uma vez para vivenciar aquele clima de folia, de festa, a energia boa das terras baianas… mas também tem que ter consciência dos possíveis perrengues que são enfrentados por lá como multidões, empurra-empurra, puxões e pisadas nos pés que são frequentes, gente suada, muito suada, alguns muitos com teor alcoólico bem acima do desejado e agindo de forma super inconveniente e alguns estresses com segurança e deslocamentos também!!  Se você conseguir abstrair tudo isso e não se importar com esses problemas comuns em eventos que reúnem multidões, pode ir sem medo de ser feliz!!!

Se você decidir ir, no ano que vem, comece a acompanhar os sites de abadás para ver quando eles lançam os blocos e camarotes e já comprar tudo nos primeiros lotes. A economia é grande!

Por exemplo, eu dei preferência aos blocos do circuito Barra-Ondina porque  é um circuito menor, mais arejado, do lado da praia, onde estão também os melhores camarotes e, em função disso, tive que desistir de alguns blocos do circuito Campo Grande. Continua na página 2

Como os blocos e camarotes são bem caros (nem adianta deixar o escorpião no bolso se deseja ir para SSA no carnaval!!! É tudo muito caro mesmo!!)

É bom consultar os sites e comparar os preços porque pode sim haver variação de valores e, com isso, já se consegue economizar um pouquinho.

 

Etapas importante

Barra-Ondina e Campo Grande.

Comece a planejar o carnaval do ano que vem

1) Como já disse, passagens aéreas devem ser compradas com muita antecedência (um ano antes). Se você tem milhas para ir com Gol ou TAM, vale a pena usá-las caso decida passar carnaval em SSA mais em cima da hora.

2) Decidir em quais blocos e camarotes se pretende ir dentro do período que tiver para passar em Salvador.

Para isso, é bom entender que há dois principais circuitos de carnaval em Salvador: Barra-Ondina e Campo Grande.

O circuito Campo Grande, também chamado de Circuito Avenida ou Osmar, é o mais antigo, mais tradicional, na cidade Alta, passando por locais históricos da cidade, como Praça Castro Alves, bem próximo ao elevador Lacerda e Pelourinho também. Os blocos se concentram no Corredor Vitória e vão percorrendo toda a Avenida 7 de Setembro. Esse circuito é maior, aproximadamente uns 6Km, cheio de ladeiras e não é muito arejado.

O circuito Barra-Ondina, também chamado de Dodô,  tem um percurso de 4Km à beira-mar, que o torna mais agradável e arejado. Não há ladeiras no meio do caminho o que facilita bastante!! É um circuito mais tranquilo, que começa no farol da Barra e segue pela orla, terminando no bairro da Ondina.

3) Alguns sites para pesquisa e compra de abadás:

– Reino da Folia

– Central do Carnaval

– Folia Bahia

– Abadá Web

Página 3

 

Nem preciso dizer que bloco é milhões de vezes mais cansativo do que camarote!! No bloco não tem folga!!

 

No camarote, pode-se sentar, comer, relaxar, muitos têm até salão de beleza e outros mimos para quem está lá dentro.

 

Cuide da Saúde Evite o estresse

O tempo de recuperação entre um dia e outro é fundamental para não voltar pra casa mais destruído do que já é esperado

Não se esqueça de ficar atento aos documentos necessários para realizar a retirada do abadá e de se informar quanto ao local de retirada dos abadás. Cada site costuma ter um local próprio de retirada. Muitos ficam no Shopping Bahia (antigo Iguatemi). Os sites costumam enviar por e-mail para os compradores dando orientações sobre a retirada.

O ideal é retirar todos os abadás de uma só vez nos lugares onde tiver que ir. A dica é ir cedo, ou o mais cedo que conseguir, para evitar filas na hora de retirar o abadá.

E como abadá é algo caro e é revendido lá na hora com preços absurdos, seja esperto: NÃO DÊ MOLE COM SEU ABADÁ PARA NÃO SER ROUBADO/FURTADO!!

Lá em SSA há muitos mercados negros de abadás, um enorme que ficava até perto do meu hotel, ali na Barra/Porto da Barra. Portanto, fique ligado, seja esperto e evite aborrecimentos!!

Dicas bacanas, que vela a pena conhecer:

. Camarote do Nana no sábado

. Camarote Salvador na segunda

. Camarote do Reino na terça

. Bloco Cerveja e Cia da Ivete no sábado

. Bloco Eva na segunda (o único do circuito Campo Grande)

Achei ótimo esse esquema de revezar, colocando um bloco + camarote em um dia e no dia seguinte ou só bloco ou só camarote. Assim você poder aproveitar bastante e ter tempo de recuperar as forças e energias para cair na folia no dia seguinte. O tempo de recuperação entre um dia e outro é fundamental para não voltar pra casa mais destruído do que já é esperado. É claro que todo mundo volta cansado, exausto, esgotado, um verdadeiro bagaço da laranja espremido… mas tem como planejar e organizar os dias de blocos e camarotes para evitar só um pouquinho a fadiga.

 

5) Hospedagem:

Esse talvez seja o maior dos problemas: Tudo muito caro em Salvador nessa época!! E, além de ter muita coisa cara, muitos hotéis e pousadas oferecem uma infra-estrutura super simples para o que cobram.

 

 

PUBLICIDADE