O turismo de cruzeiros parece ser a bola da vez na República Dominicana. O setor atingiu o maior índice de crescimento e de melhores projeções em curto prazo, segundo o Banco Central do país. Isso movimentou os setores público e privado do turismo dominicano, para continuar impulsionando o movimento de chegadas marítimas. Atualmente, a República Dominicana recebe aproximadamente de 16 linhas de cruzeiros, entre elas a Royal Caribbean, Holland América, Norwegian, Costa e Celebrity. Estas linhas realizam aproximadamente 400 paradas em portos dominicanos anualmente.
“A indústria de cruzeiros é muito importante para o país, pelo impacto que gera no turismo e no comércio local”, avaliou Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana. “O crescimento do turismo marítimo demonstra que os equipados portos estão mais do que preparados para receber grandes quantidades de cruzeiristas durante altas temporadas”, conclui Toribio.
O turismo de cruzeiros representa 10% do total de visitantes na República Dominicana anualmente, o que representa mais de 4 milhões de pessoas. Mais de 95,9% dos passageiros que passam pelo país desembarcam para conhecer os arredores, segundo pesquisa do Business Research and Economic Advisors.