A MSC Cruzeiros realizou, na segunda-feira, o tradicional evento de “Corte do Aço” e apresentou o nome de seu primeiro transatlântico da classe Vista: MSC Meraviglia. A ação, que aconteceu no STX France, estaleiro responsável pelo projeto, em Saint Nazaire, na França, representa um importante marco no plano de investimento da armadora de cinco bilhões de euros.
Durante a cerimônia, o presidente da MSC, Pierfrancesco Vago, afirmou que o novo transatlântico, com capacidade para 5,7 mil hóspedes e mais de 167 mil toneladas, será inaugurado em maio de 2017, mas as vendas para os seus roteiros estarão abertas a partir de junho deste ano. Assim que inaugurado, o MSC Meraviglia navegará pelo Mediterrâneo Ocidental durante o verão e terá três portos de embarque, em Gênova, Marselha e Barcelona.
“O navio será o maior e mais inovador transatlântico já construído em um estaleiro global, de base europeia”, disse Vago. “O nome que escolhemos traduz os sentimentos de emoção, supresa e satisfação que apenas a MSC Cruzeiros, com o seu estilo mediterrâneo único, pode oferecer aos hóspedes. O novo transatlântico reunirá o nosso know-how como companhia, com mais de 300 anos de tradição em navegação, e a expertise de um dos estaleiros mais avançados do mundo.”
De acordo com Gianni Onorato, CEO da armadora, “o novo transatlântico será um dos navios mais sustentáveis, seguros e tecnologicamente avançados da indústria”. “Estamos muito confiantes e entusiasmados, pois, em apenas algumas semanas, as reservas para o transatlântico, que fará viagens pelos mais belos destinos no mundo, oferecendo ainda mais conforto e sofisticação aos hóspedes, já estarão disponíveis.”
O MSC Meraviglia contará com uma série de avanços, como a tecnologia “Near Field Communication”, que permitirá aos hóspedes realizar pagamentos a bordo, acessar suas cabines e até localizar seus filhos, utilizando o cruise card, uma pulseira ou seu próprio smartphone. Outro destaque será o design da promenade do navio, com 480 metros quadrados de iluminação de LED.
O projeto da classe Vista é resultado do programa STX Ecorizon, desenvolvido para criar navios sofisticados, tecnológicos e ainda mais eficientes. Entre as características sustentáveis, eles terão sistemas de propulsão otimizados, para garantir eficiência energética, e tecnologia de purificadores, para neutralizar gases e a emissão de CO2, de acordo com as mais recentes regulamentações marítimas.
O MSC Meraviglia será o primeiro de dois transatlânticos idênticos encomendados ao STX France, sendo que o segundo estará pronto para navegação em 2019. A MSC tem, ainda, a opção de encomendar mais dois navios a serem entregues até 2022. Recentemente, a armadora também anunciou que a primeira embarcação da classe Seaside iniciará seus cruzeiros a partir de novembro de 2017. Batizado de MSC Seaside, o navio será dedicado a roteiros entre Miami e o Caribe.