Os iates, navios de cruzeiros e demais embarcações ancoradas no Rio da Prata são uma das marcas que diferenciam Punta Del Este dos balneários da costa sul-americana. A sofisticação está presente também na arquitetura, nos prédios com varandas envidraçadas diante das praias Brava e Mansa ou nas mansões dos bairros residenciais. Há requinte na gastronomia dos restaurantes e grifes de luxo nos figurinos de moradores e turistas que circulam à beira-mar. Quem escolhe Punta Del Este no verão quer ver e ser visto.
Nos meses de verão, os dias em Punta Del Este começam de madrugada mesmo, na diversão das baladas e dos cassinos. Como as noites se prolongam, com a ajuda da gastronomia, da música e da jogatina, é costume chegar tarde às praias, por vezes somente após o meio-dia, hábito tanto de famílias com crianças como de jovens e boêmios de todas as idades.
O comércio chique da Avenida Gorlero ou das feiras de artesanato também fica mais animado à tarde e à noite. Prefira o entardecer para conhecer centros culturais como o Museu Ralli, a Casapueblo e a Fundação Pablo Atchugarry, que combinam a importância dos acervos de arte com a circulação ao ar livre, em jardins e belos mirantes para o mar. O Museu do Mar, em La Barra, com salões cobertos e insetário anexo, merece uma visita a qualquer hora do dia. De carro alugado, de táxi ou de ônibus, aproveite os dias longos do verão para percorrer o centro histórico de Maldonado e os balneários de Piriápolis e José Ignácio, nos arredores de Punta Del Este.
A praia Mansa, a primeira que se vê ao chegar de Montevidéu, é praia de rio, com as águas plácidas do Rio da Prata. O seu avesso, mas com igual infraestrutura de hotéis, lojas, bares e restaurantes no entorno, é a praia Brava, de ondas altas, procurada por surfistas, onde está a famosa escultura Los Dedos. Outras praias prediletas do surfe são a do Emir, ali perto, e Montoya, mais afastada.
Para badalar, na alta temporada todos os caminhos levam a La Barra, símbolo da vida noturna e também do circuito das artes plásticas, o que inclui moda e design. E Bikini é faixa de areia para se bronzear e desfilar, mais do que para tomar banho. Aliás, as águas dos mares do sul são frias e traiçoeiras, em geral, devido às correntezas. Quem não é surfista espera pelos dias de calmaria para mergulhar.