Você nunca fez um cruzeiro, marcou sua tão sonhada viagem e até já desenhou mentalmente o que levará na mala. Mas será que tudo da sua pode entrar no navio? Apesar de algumas coisas serem bastante óbvias, muitas do nosso dia a dia são proibidas pela maioria das companhias. Confira 10 itens que geralmente não são liberados.
Velas e incensos – Nada de querer dar um clima romântico ao seu cruzeiro com velas e incensos. Eles também não são permitidos nos navios, pois o fogo pode colocar a segurança em risco. Alguns tipos de isqueiros também são vetados, como os em estilo maçarico e os que imitam armas de fogo. São permitidos os comuns e fósforos.
Objetos que emitam calor – Ferros de passar roupa, chapinha, secador de cabelos e bolsas de aquecimento também costumam ser vetados, para evitar riscos de incêndio. Alguns navios oferecem secador nas cabines, assim como serviço para passar roupa, em geral cobrado. Sobre a chapinha, quase todas as companhias não deixam entrar. Você deve informar-se com a empresa antes de embarcar.
Armas e objetos pontiagudos – Parece óbvio dizer isso, mas levar uma arma de fogo ou munição a bordo é terminantemente proibido. Nem sequer réplicas realistas são permitidas. Objetos pontiagudos como facas e tesouras também não entram. A exceção são tesouras com lâmina menor que 10 centímetros. Canivetes suíços teoricamente não são banidos, mas algumas companhias podem complicar sua entrada com um a bordo.
Drogas – Também não pode, claro. E no caso de o passageiro ser pego com substâncias ilícitas antes do embarque em um país onde elas são proibidas poderá ser entregue para as autoridades locais.
Artigos esportivos – Materiais para a prática de esportes também podem ser vetados em algumas companhias, como tacos para baseball, hockey e outros, arco e flecha, skates, pranchas de surfe e equipamentos para artes marciais. Há companhias que permitem alguns desses itens. É necessário verificar antes do embarque.