PUBLICIDADE

Dicas de Viagem

5 experiências para viver uma vez na vida em Santiago Del Estero

Fotografar a capital, relaxar nas Águas Termais do Rio Hondo, fazer trekking na Reserva Recreativa Natural Tara Inti e até degustar vinhos entre céus estrelados; neste artigo, a bucket list necessária para conhecer Santiago del Estero.
A mil quilômetros de Buenos Aires se desdobra a província que abriga a cidade mais antiga do país. Aquela que surpreende com gostos autóctones e dá melodias folclóricas que só podem vir de um berço cultural. Santiago del Estero brilha com uma oferta turística que apaixona e é adequada para todos os públicos: adrenalina, relaxamento, natureza, culinária e história coexistem no mesmo destino. Acontece que o conceito de escolher sua própria aventura é cumprido com honras em solo santiaguenho.

Então, quais atividades devem estar na lista de experiências imperdíveis?

1. Relaxar nas Águas Termais de Rio Hondo
Essa é a atividade turística por excelência, e aquela que lhe deu a reputação de um destino de relaxamento. As Águas Termais de Río Hondo concentram todos os ingredientes necessários para chegar ao resultado perfeito: infraestrutura hoteleira, serviços recreativos e o melhor das práticas de wellness. A premissa é resumida em uma cidade spa preparada para receber turistas ansiosos por experimentar suas águas, ser seduzidos por seus encantos e esquecer o estresse rotineiro.

A urbe com mais águas termais do continente conquistou seu lugar no pódio com base em uma experiência completamente gratificante. Ela está localizada em um banho térmico mineralizado de 12 quilômetros circulares cujas águas são carbo-ionizadas: elas ajudam as células a crescer, melhoram a atividade orgânica, aliviam reumatismo, problemas respiratórios, eczema na pele e melhoram a circulação e a digestão. Em que época do ano as águas termais encontram seu pico? No inverno argentino. Maiô, mente calma e um bem-estar que percorre todo o corpo.

Mas nem tudo é relaxamento neste imperdível; também há espaço para os fãs de automobilismo. Porque a poucos minutos do paraíso termal se instala o Autódromo de Termas de Río Hondo, onde competições nacionais e internacionais de automobilismo, motociclismo e bicicross são realizadas anualmente. Ali mesmo você pode visitar o Museu do Automóvel para uma reunião em primeira pessoa com um carro de Fórmula 1.

2. Fotografar Santiago del Estero, a capital da província
A Mãe das Cidades tem um peso forte como destino imperdível em Santiago. E não é à toa:  foi a primeira cidade fundada em território azul claro e branco e, com tal título de honra, há muitos recantos prontos para serem explorados. Os cartões postais são obtidos de diferentes lugares, mas todos garantem o mesmo: esquinas, penhas, museus, pulmões verdes e calçadas que respiram história e cultura.Para admirar a cidade das alturas o ponto panorâmico ideal é o das Torres Gêmeas, consideradas como os edifícios mais altos da província. Com 24 e 18 andares, respectivamente, elas conseguem capturar a essência da cidade do topo. Além disso, a entrada dos edifícios é através de um Centro Cultural que liga ambas as estruturas em um espaço comum, transformando o roteiro em uma área de exposição de pintura, escultura, tapetes regionais e fotografia.

Por outro lado, as características flores do ipê-roxo enfeitam as principais ruas da cidade, dando um cenário tingido de roxo intenso que emoldura a fotografia à perfeição.

3. Fazer Trekking na Reserva Recreativa Natural Tara Inti
Tara Inti significa “Ilha do Sol” na língua quichua aymara; essa carta de introdução é suficiente para semear a curiosidade e querer descobrir os tesouros que esta reserva esconde. A 75 quilômetros da capital provincial está um oásis verde de 24 hectares cheio de flora e fauna local, com mais de 100 espécies diferentes de aves e 4 mirantes para contemplar o espetáculo natural e selar a experiência imersiva.O circuito é composto por 600 metros de passarelas que traçam o caminho perfeito para passar os sapatos entre a natureza. O slogan é muito simples: contemplar o meio ambiente e deixar-se levar pelo silêncio interrompido apenas por leves sons dos animais que habitam a área. Além disso, restos paleontológicos da era quaternária aparecem no caminho, com os quais a rota de trekking também encontra seu lado histórico.

4. Desfrutar de uma noite de astroturismo e vinho
Sim, você leu certo.  Santiago del Estero também reserva um lugar privilegiado para o elixir de uvas símbolo do território argentino. Em Beltrán – departamento de Robles – a província mostra uma faceta pouco conhecida, mas digna de entrar no pódio de experiências. Acontece que quando o sol se põe e as estrelas pintam o firmamento escuro, uma nova aventura começa e envolve a degustação de vinhos locais, aulas de meditação guiada, receitas autóctones que testam o paladar e a possibilidade de ver o céu estrelado com binóculos e telescópios.

5. Assistir a uma partida de futebol no Estádio Único Madre de Ciudades
Com capacidade para 29 mil espectadores sentados. Camarotes, bancas e cabines de imprensa. Um design moderno inspirado nos grandes estádios europeus. Telas gigantes e tecnologia led que ilumina o gramado de um dos estádios mais vanguardistas do país. O Estádio Único Madre de Ciudades foi inaugurado em março de 2021 e rapidamente se tornou um dos grandes imperdíveis de Santiago del Estero. Ele sedia torneios nacionais e internacionais, portanto, a visita é obrigatória em se falando de desfrutar de um show esportivo.
PUBLICIDADE