PUBLICIDADE

Dicas de Viagem

Viajar faz bem na terceira idade; descubra os motivos

Viagem na terceira idade – shutterstock

Trazendo uma bagagem cheia de experiências na estrada da vida, os idosos estão ganhando cada vez mais espaço no mundo das viagens, comprovando que definitivamente não existe idade para curtir.

Apesar de estarmos ainda em um momento de isolamento social, isso não impede de nos adiantarmos e programarmos a próxima viagem, pois a vaciação já começou, e logo estaremos todos seguros para embarcarmos em nosso próximo destino.

Enquanto isso, confira informações de o quanto viajar faz bem na terceira idade:

POR QUE VIAJAR FAZ BEM NA TERCEIRA IDADE?

1. Auxilia na melhora da saúde física

Terceira idade

Tá a fim de sair da rotina e se divertir muito? Pois esses são alguns dos benefícios de viajar na terceira idade | Crédito: Shutterstock

Que tal movimentar o corpo em uma viagem? Já sabemos que se manter em movimento traz uma série de benefícios para todas as idades, e com os idosos isso não é diferente. Isso porque, ao embarcar em aventuras, eles acabam praticando caminhadas e atividades ao ar livre, o que faz bem pra mobilidade, pra força muscular e pra flexibilidade. Além disso, é uma excelente forma de reduzir a pressão arterial e melhorar a pressão sanguínea e o sistema respiratório. Ou seja: só tem vantagem!

2. Dá um up na saúde mental

shutterstock 705570490

Crédito: Shutterstock

Fala sério: sair da rotina é superprazeroso, né? Pois as viagens na terceira idade promovem essa sensação e ainda ajudam a estimular bastante a atividade cerebral. Quer saber o motivo? Simples: elas dão um up na memória ao criar novas lembranças, o que também colabora para relembrar coisas do passado. Outra coisa: fazer uma trip quando idoso revitaliza e aumenta a criatividade e a autoestima.

3. Ajuda a melhorar as habilidades sociais

Terceira idade

Crédito: Shutterstock

Ótimas parceiras para evitar problemas como depressão e isolamento social, as viagens favorecem novas amizades e, de quebra, aprimoram o relacionamento interpessoal e a capacidade de socialização. Afinal, quem nunca conheceu alguém interessante em uma trip? Para fechar com chave de ouro, esses passeios trazem a sensação de valorização individual e das pessoas com quem se convive. Em outras palavras, todo mundo sai ganhando 😉

4. Possibilita a realização de sonhos

terceira idade

Viajar na terceira idade: porque viagens e sonhos têm tudo a ver | Crédito: Shutterstock

Aposto que você já ouviu seu avós comentarem que sempre sonharam conhecer algum lugar ao redor do mundo. Como antes não era tão fácil pegar um avião, as pessoas passavam muito tempo somente planejando fazer isso um dia. Porém, a boa notícia é que hoje isso mudou e que viajar passou a ser uma atividade acessível para muita gente. E, vamos combinar, não há nada como a sensação de ver um sonho sair do papel. Mesmo porque, ao transformá-lo em realidade – e ficar feliz com isso –, tanto o coração quanto o cérebro agradecem bastante.

5. Proporciona momentos de qualidade com familiares e amigos

Caia na estrada com os seus avós | Crédito: Shutterstock

Caia na estrada com os seus avós | Crédito: Shutterstock

Pegar a estrada já é uma delícia, mas fazer isso acompanhado por alguém especial deixa tudo ainda mais perfeito. Sendo assim, o que acha de aproveitar essas oportunidades para fortalecer laços? Viajar com os idosos é uma oportunidade e tanto para ajudá-los a aproveitar um tempo de qualidade e reduzir o estresse, bem como mudar a perspectiva de vida e do mundo e, claro, aumentar a capacidade de adaptação às mudanças. Só tem benefício!

6. Viajar faz você viver mais e mais

shutterstock 1556989373

Crédito: Shutterstock

Viajar faz bem, uma vez que não há nada como se sentir cada vez mais vivo. Não importa muito se essas aventuras são longas ou curtas. A verdade é que elas contribuem demais na saúde física, mental e emocional. Lembre-se: essas experiências novas trazem felicidade e lembranças que ficarão para sempre marcadas na memória.

PARA COMPLETAR: CUIDADOS AO VIAJAR NA TERCEIRA IDADE

Agora que já está mais do que comprovado que viajar é tudo de bom para os idosos, bora partir para a próxima etapa e ficar por dentro de todos os cuidados necessários antes de pegar a estrada?

  • Sempre faça um check-up a fim de atestar que está tudo bem e que a pessoa está em condições de viajar;
  • Anote o telefone do médico para possíveis casos de emergência;
  • Faça uma relação completa com todos os medicamentos, incluindo horários de remédios contínuos. Não se esqueça de remédios para casos mais pontuais, como uma dor de cabeça, por exemplo;
  • Verifique os locais de atendimento do plano de saúde;
  • Contrate um seguro-viagem. Assim você embarca sossegado e garante atendimento rápido e eficiente no destino escolhido;
  • Evite excesso de bagagem;
  • Planeje roteiros mais tranquilos e com pausas para descanso;
  • Observe se o hotel e os locais de passeio oferecem acesso e segurança para pessoas de idade mais avançada.

Para viajar com maior segurança, procure sempre um agente de viagem .

Fonte: Segue Viagem

PUBLICIDADE