PUBLICIDADE

Ecoturismo

Bertioga tem atrativos para todos os gostos e bolsos

Foto: Divulgação

A primeira cidade do Litoral Norte de São Paulo e a mais próxima da capital tem mais que belas praias para oferecer ao visitante. Acrescenta-se à riqueza da sua diversidade rios, cachoeiras e montanhas que encantam os amantes da natureza, do turismo de aventura ou meramente contemplativo.

Acrescente-se a deslumbrante Riviera de São Lourenço, projeto de desenvolvimento urbano de alto padrão, iniciado no final dos anos 70 e hoje plenamente consolidado. Não por acaso, a Estância Balneária de Bertioga registra, hoje, taxa de ocupação hoteleira muito próximo do máximo permitido.

Merecem destaque as trilhas do já liberado Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB). Além do passeio em si, as trilhas dão acesso a atividades como rapel, rafting, trekking, tirolesa, observação de aves, expedições fotográficas – entre outras.

Para realizar as atividades, os visitantes devem agendar previamente os passeios com as associações. Das 12 trilhas em operação, a do Itaguaré é autoguiada e pode ser feita com ou sem a contratação de monitores. As demais exigem o acompanhamento de profissionais credenciados.

BCVB – Visite Bertioga e parcerias

O Bertioga Convention & Visitors Bureau – BCVB/Visite Bertioga conta com parceria da ABECO – Associação Bertioguense de Ecoturismo, que trabalha em prol do desenvolvimento socioambiental-econômico de base comunitária. E, também, com a AMOLB – Associação dos Monitores Ambientais de Bertioga.

A oferta de passeios ecoturísticos conta com serviços especializados de empresas associadas ao BCVB-Visite Bertioga. A Rajas Adventures Experiences oferece, com padrão de excelência, vários programas para os apreciadores do ecoturismo.

A Jaguareguava Ecoturismo disponibiliza serviços de caiaque e é especializada no atendimento a crianças e pessoas com deficiência de mobilidade. A Terra Brasilis Trip é uma Agência de Turismo localizada em Vicente de Carvalho. E a Terral Receptivo Turístico oferece serviços voltados para o ecoturismo, turismo histórico e cultural.

Sinopse das principais trilhas e passeios, em Bertioga.

Trilha d’Água: Localizada no bairro Mangue Seco, prima pelo caráter educativo. Permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada. Extensão: 2.700 metros. Grau de dificuldade: médio. Duração do passeio: 3 horas, ida e volta.

Trilha da Torre 47: Próxima do centro, a trilha passa pela histórica Ponte da Banana e adentra em uma densa vegetação de mata atlântica e restinga. Extensão: 2.240 metros. Grau de dificuldade: médio. Duração estimada: 4 horas, ida e volta.

Trilha do Vale Verde: De fácil acesso, é excelente para crianças e pessoas da melhor idade. Atravessa áreas de restinga e de proteção ambiental do rio Itapanhaú, até chegar a um grande poço com uma pequena praia. Extensão: 2.500 metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 4 horas, ida e volta.

Trilha da Casa de Pedra do Rio Itapanhaú: Ao atravessar a pé ou de barco o rio Itapanhaú, encontra-se a histórica Casa de Pedra, com vasta área gramada ao seu redor. É ideal para camping e recreação. Extensão: 500 metros. Grau de dificuldade: baixo. Tempo estimado: 1 hora, ida e volta.

Trilha do Véu da Noiva: Dá acesso à Cachoeira do Elefante, a maior da região. O percurso começa na Casa de Pedra, perpassa parte do rio Itapanhaú e leva a prainhas e poções para mergulho. Extensão: 1.750 metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 7 horas, ida e volta.

Trilha da Família Pinto: É a área de maior incidência de animais de médio e grande porte, como aves e répteis. Ótima para trekking, programas educacionais, fotografia da natureza e observação de aves. Extensão: 5 mil metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 6 horas, ida e volta.

Trilha da Garganta do Gigante: Trilha esportiva de alto impacto e exige preparo físico para longos percursos. Passa por trechos alagados e por obstáculos naturais como vales e rios. Extensão: 18 mil metros. Grau de dificuldade: alto. Tempo estimado: 10 horas, ida e volta.

Trilha Ribeirão dos Monos: Atravessa vegetação densa, rios e lagos. Ideal para esportistas e aventureiros preparados, proporciona muita emoção e paisagens deslumbrantes. Extensão: 4.600 metros. Grau de dificuldade: alto. Tempo estimado: 3 horas, ida e volta.

Trilha do Morro do Itaguá: Famosa pelo treinamento de aeromoças na selva. Ótima para estudo do meio e estudo de costões rochosos. Oferece linda vista do mar e das praias de Guaratuba e Boraceia. Extensão: 8 mil metros. Grau de dificuldade: alto. Tempo estimado: 10 horas, ida e volta.

Trilha do Guaratuba: É a mais visitada do Parque, cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. Ótima para estudos do meio, atividades de educação ambiental, passeio, ciclismo e corridas. Extensão: 4.140 metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 6 horas, ida e volta.

Trilha do Itatinga: Saída embarcada de Bertioga, pelos rios Itapanhaú e Itatinga. Caminho plano, com muita vegetação e rios que formam piscinas naturais. O trajeto dispõe de acampamento e café colonial no fim de tarde, em uma das fazendas da região. Extensão: 3 mil metros. Grau de dificuldade: baixo. Tempo estimado: 7 horas, ida e volta.

Trilha do Itaguaré: Pode ser autoguiada ou realizada com serviços de monitores. É composta de três trilhas – uma no acesso principal à praia, e outras duas se ramificam no decorrer da praia, com acesso à restinga, ao jundu e ao mangue. Extensão: 1.140 metros. Grau de dificuldade: médio. Tempo estimado: 3 horas, ida e volta.

PUBLICIDADE