PUBLICIDADE

Gorvernamental

1º Fórum Empresarial de Turismo do Rio de Janeiro discutiu a importância do incentivo ao Turismo no Rio de Janeiro

Evento contou com a participação de empresários e

representantes das esferas federais, estaduais e municipais

“O Rio de Janeiro é o destino preferido dos turistas que vem para o Brasil”. Com essa afirmação, o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, abriu sua participação no 1º Fórum Empresarial de Turismo do Rio de Janeiro, que aconteceu hoje, 3 de abril, no Hilton Barra, Rio de Janeiro. Organizado pelo LIDE Rio, o evento teve a presença de cerca de 150 executivos e profissionais, todos com foco em apoiar e desenvolver projetos que possibilitem o incremento do turismo na região.

Alves indicou que no momento o Ministério desenvolve um projeto sobre as potencialidades da cidade e sua vocação turística, tanto para lazer como para negócios. O secretário reforçou ainda a importância das parcerias entre os setores público e privado para o crescimento.

Na sequência, Vinicius Lummertz, presidente da EMBRATUR, reforçou a importância do Rio de Janeiro como principal “porta de entrada” do país. Indicou ainda que o Brasil tem o maior potencial natural para o turismo mundial e que ocupa a oitava posição no turismo cultural.

Lummertz falou ainda que por conta das características continentais do Brasil a EMBRATUR irá regionalizar seu trabalho, com escritórios locais nos estados, passando a atuar como uma agência.

Nilo Félix, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, apresentou números do turismo internacional comparando o Brasil com países como a França, Argentina e Chile, e marcou que 80% dos visitantes da cidade de Paris residem apenas 4 horas de distância. Félix reforçou o potencial da cidade, que hoje conta com a oferta de 60 mil quartos em sua rede hoteleira e a possibilidade de programação em todo o Estado.

Fechando o ciclo de apresentações, Marcelo Alves, presidente da Riotur, trouxe as primeiras ações realizadas por sua equipe neste trimestre e reforçou a importância de um plano de marketing e comunicação para a cidade. “O Rio precisa pensar grande e trabalhar com planejamento, gestão e profissionalismo”, disse ele.

A primeira campanha já realizada teve como foco a importância do turista para a cidade – incentivando o morador da Rio a receber bem e encantar o visitante.

Marcelo Alves apresentou um calendário anual para a cidade, com foco em segmentos. Os principais destaques já confirmados são um evento de Natal no Boulevard Carioca, com meta de ser o maior acontecimento natalino do país, e o Réveillon, que terá um calendário ampliado de ações com sete dias de duração.

O 1º Fórum Empresarial de Turismo do Rio de Janeiro é uma realização do Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro – LIDE Rio, com o apoio do Rio Convention & Visitors Bureau e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH

PUBLICIDADE