PUBLICIDADE

Europa


Com a ajuda da tecnologia, as fotos antigas em preto e branco podem até ganhar cores. Acontece que o banqueiro francês Albert Kahn comissionou quatro fotógrafos em 1909 para documentar as charmosas ruas de Paris em fotografias coloridas. E o resultado dificilmente poderia ter sido melhor.

As imagens foram clicadas por Leon GimpelStephane PassetGeorges Chevalier e Auguste Leon com um processo chamado autocromo, ou Autochrome Lumière, que permitia fotos em cores em meados do século XX. O grupo chegou em Paris, que estava entre as cidades a serem fotografadas, em 1914 para dar início aos trabalhos.

O sistema para alcançar fotos coloridas era bem artesanal, porém eficiente. Uma chapa de vidro era revestida com uma camada bem fina de grãos minúsculos de fécula de batata nas cores laranja, verde e violeta, que eram sobrepostos a uma fotografia preta e branca. Depois de receber uma camada de verniz impermeável, a chapa era imersa numa emulsão pancromática – solução homogênea de compostos sensíveis a todas as cores.

Não é incrível? Olha só:

paris19143_1

paris19144

paris19145