Uma das viagens que todo mundo deveria fazer ao menos uma vez na vida é visitar a Europa nas festas de final de ano. Além das luzes e cores deslumbrantes das cidades, vários contos natalinos tem origem na Europa. As árvores de natal, por exemplo, surgiram de um ritual germânico que ganhou o mundo ao ser adotado pela Inglaterra vitoriana. Até o próprio Papai Noel é inspirado nas histórias de São Nicolau, padroeiro de alguns países nórdicos e do Leste Europeu. Confira quatro razões para viajar para a Europa na época mais mágica do ano.
A Cidade Luz
Já conhecida como Cidade Luz em todas as outras épocas do ano, Paris fica ainda mais iluminada durante as festas natalinas. Um passeio pela Champs Elysées é a garantia de um espetáculo de decoração e luzes. No último dia do ano acontece a ‘’Grand Parade’’, que traz às ruas parisienses carros alegóricos, bandas e dançarinos. Sem falar nas luxuosas lojas do Boulevard Haussmann como a Printemps e as Galeries Lafayette, que preparam vitrines especiais atraindo turistas durante todo o mês de dezembro. Experimente combinar Paris com alguns dias pela região da Alsácia. As cidades de Colmar e Strasbourg são conhecidas em toda a França por sua decoração natalina de tirar o fôlego.
Mercados natalinos: uma tradição européia
Há poucas coisas mais mágicas do que a atmosfera dos tradicionais mercados natalinos. O destaque vai para os mercados de Natal alemães, os “Weihnachtsmarkt”, que são os mais famosos da Europa e têm séculos de tradição. Os mercados contam com artesanatos locais, diversas opções de presentes e guloseimas típicas, como o lebkuchen, que é um bolo de mel alemão, e glühwein, a versão germânica do vinho quente.
A terra do Papai Noel
Situada no norte da Finlândia, a Lapônia é conhecida como a “terra do Papai Noel”. Além de abrigar uma esplendorosa natureza com florestas e altas chances de ver as auroras boreais nesta época do ano, a região traduz o verdadeiro espírito natalino, com muita neve, renas, além da possibilidade de visitar o lar do bom velhinho. Uma boa ideia ao chegar na Finlândia é começar por Helsinque, para descansar da longa viagem e, no dia seguinte, pegar o trem noturno até Rovaniemi, coração da Lapônia. Na volta, aproveite mais duas noites na capital finlandesa, que além ter muitos monumentos históricos, é excelente para fazer compras.
O charme do inverno Europeu
O inverno na Europa éum ótimo momento visitar museus, exposições, casas de chás, bistrôs e pâtisseries. Mas há várias atividades que podem ser feitas ao ar livre também. Essa época é ideal para a prática de esportes de inverno, como o esquiar ou praticar snowboard nas montanhas. Para quem não quer sair das grandes cidades, é possível patinar no gelo nas principais capitais. Destinos como a Ilha da Madeira, por exemplo, têm temperaturas mais amenas, nesta época, e celebrações de final de ano famosas no mundo inteiro.