PUBLICIDADE

Região Nordeste

Fernando de Noronha vai oferecer mais de cem bicicletas gratuitas para turistas e moradores

Quem for viajar para Fernando de Noronha em breve, já pode começar a preparar as pernas para pedalar pela ilha. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco vai implantar no local o programa estadual ‘Pedala PE’, que vai levar 105 bicicletas públicas para a ilha, sendo chamado, no local, de “Bike Noronha”.

Segundo comunicado do governo estadual, serão implantadas oito estações, com 12 estações de paraciclos (estações de apoio). Do total de bicicletas, três serão destinadas para deficientes visuais e duas para deficientes físicos. As bicicletas elétricas, que já existem na ilha, também serão incorporadas ao programa estadual.

Todo o projeto será gratuito para turistas e moradores, que receberão capacitação quanto ao uso das bicicletas. Também serão distribuídas cartilhas informativas para motoristas de ônibus, carros e táxis, segundo o comunicado. A ideia é que o usuário utilize as bicicletas ao longo do dia e devolva em alguma estação no período da noite, para que seja realizada a manutenção.

Além disso, 30 espaços serão transformados em trilhas, com uso compartilhado entre pedestres e ciclistas, além de placas indicativas em dois idiomas: português e inglês.

O objetivo, segundo o governo, é não apenas promover a mobilidade, mas também diminuir ainda mais os agentes poluidores da ilha.

APÓS LICITAÇÃO, EMPRESA PRECISA INICIAR ATIVIDADES EM 90 DIAS

Um chamamento público, para selecionar propostas de empresas que queiram operar na ilha, já foi realizado e tem inscrições abertas até o dia 18 de junho. O prazo para início das atividades será de 90 dias após a conclusão do processo licitatório.

Dentre as exigências feitas pelo governo, estão algumas características das bicicletas, que precisam ser resistentes à maresia e a impactos. O peso será de, no máximo, 14 kg e terão, no mínimo, 21 marchas e todas serão dotadas de equipamentos de segurança obrigatórios, como campainha e sinalização.

PUBLICIDADE