Os castelos medievais não são encontrados somente na Europa. No nordeste e sul do Brasil as construções neste estilo também estão presentes. Mesmo não representando histórias reais, são ótimas atrações turísticas.
Castelo Labirinto de Zé dos Montes – Sítio Novo (RN)
O mais curioso castelo brasileiro fica no topo da Serra do Tapuia, no Rio Grande do Norte. Construído em 1953 por Francisco Quitiliano e em 1983 foi vendido para Zé dos Montes. A aparência lembra antigas construções mouras e, por dentro, conta com uma série de labirintos e passagens estreitas que levam às torres.
Castelo de Pedras Altas – Pedras Altas (RS)
O Castelo de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul, foi o centro das disputas políticas que provocaram a Revolução de 1923. Construído em granito rosa, pedra típica da região, conta com 44 cômodos e 12 lareiras, levando oito anos para ficar pronto, sendo inaugurado em 1913.
Castelo do Batel – Curitiba (PR)
O Castelo do Batel, em Curitiba foi inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Em 1923, um cafeicultor Holanda Luís Guimarães adquiriu um grande terreno e encomendou o projeto, que levou quatro anos para ser concluído devido à quantidade de detalhes do requintado castelo.
Castelo de Garcia D’Ávila – Mata de São João (BA)
No município de Mata de São João, na Bahia, fica a sede do que um dia foi o maior latifúndio do mundo. Erguida em 1551 com características medievais no alto de Tatuapara, a edificação, tombada pelo IPHAN em 1937, está inserida no Parque Histórico e Cultural. A construção é do filho de Tomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil, Garcia D’Ávila.