PUBLICIDADE

Hotelaria

Grupo hoteleiro registra alta de ocupação no início do ano

Depois de registrar uma ocupação média de 72% em 2017, a Rede Iberostar inicia o ano com 83% de ocupação em seus três produtos no Brasil, os resorts Iberostar Bahia e Praia do Forte e o hotel-navio Grand Amazon. O percentual é relativo ao primeiro trimestre e inclui as reservas já confirmadas para o mês de março.

Grande parte deste sucesso se deve ao mercado sul-americano, principalmente a Argentina e Chile, dois maiores mercados estrangeiros para os empreendimentos da rede no Brasil.

“O mercado Argentino está crescendo em uma velocidade impressionante. No Iberostar Bahia chegamos a ter alguns momentos no mês de janeiro em que tínhamos mais argentinos que brasileiros hospedados, algo que nunca tínhamos visto”, destaca o diretor geral do Iberostar Bahia, Arnaud Le Lanchon. De acordo com o executivo, o número de visitantes oriundos do país aumentou 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Grande parte deste sucesso se deve a conectividade, coma inclusão de rotas Salvador-Buenos Aires, da Gol e da Aerolíneas Argentinas.

Ramón Girón (Iberostar Praia do Forte), Jesús Bosque (diretor de operações da Iberostar Brasil), Winfried August (Iberostar Grand Amazon), Elaine Accacio (gerente de marketing), Orlando Giglio e Arnaud Le Lanchon (Iberostar Bahia)

Vendas online
As vendas via OTAs, como Expedia, Booking e Decolar também vem ganhando espaço na estatística de vendas do conglomerado espanhol. De acordo com o diretor de vendas e marketing da Iberostar no Brasil, Orlando Giglio, o ano passado registrou uma pequena queda de vendas nas operadoras, número, que segundo ele foi ocupado pelas empresas online.

“Nós percebemos um encolhida na participação das vendes e nós acreditamos que isso  se deve a agressividade na participação das empresas de venda online. As empresas online cresceram em 71% em 2017, em relação ao ano anterior. Para este ano é esperado um crescimento mínimo de 25%”, ressalta Giglio.

Convenções e mercado americano
Com a queda no mercado de viagens internacionais, a Rede Iberostar percebeu um crescimento na ocupação que amenizou o impacto da crise econômica no país, devido ao crescimento das viagens domésticas.

No entanto, a retomada do internacional não é vista como uma ameaça. “Em momento econômico bom, com alta nas viagens internacionais, nós estávamos com hotéis lotados. Se este mercado tem uma retomada, ao mesmo tempo que você deixa de atingir uma fatia do mercado, você atinge outra. Além disso, com uma melhora da economia estamos recuperando o mercado corporativo, com convenções e eventos”, explica Ramón Girón, diretor geral do Iberostar Praia do Forte.

Além das convenções, outra expectativa é pelo mercado americano, em decorrência do voo direto Miami-Salvador, da Latam, e também pela implantação do Visto Eletrônico, no início deste ano. “Acreditamos que estes fatores devem incentivar a vinda de mais turistas do Estados Unidos”, completa Girón.

Nova marca
No início do ano, a Rede Iberostar anunciou um reposicionamento, que incluiu uma nova identidade visual e uma nova segmentação de seus hotéis e resorts. A mudança tem como objetivo modernizar a marca e deve ser implantada de maneira gradual nos empreendimentos da rede no Brasil.

“Esta implementação da nova marca esta prevista para acontecer durante os próximos dois anos, pois não é possível mudar tudo de uma vez. Este nova identidade afeta deste o letreiro até o garfo do almoço. É um trabalho grande, mas que vamos conseguir realizar dentro destes dois anos”, explica Orlando Giglio.

A nova segmentação conta com três grupos:os hotéis cidade, localizados no coração de metrópoles como Madrid, Nova York, Miami, Lisboa e Barcelona; hotéis praia, casos dos hotéis Bahia e Praia do Forte; e hotéis história, localizados em prédios com arquietura diferenciada, valor histórico ou localização especiais, caso do Gran Amazon. Além deste reposicionamento, a Rede deve investir cerca de 700 milhões de euros até 2022.

Fonte: mercado&eventos
Foto: Divulgação/Iberostar

PUBLICIDADE