PUBLICIDADE

Mercado


Um projeto feito por empresas aéreas objetiva desenvolver uma tecnologia de automação a fim de diminuir a dependência da tripulação durante os voos, cogitam até mesmo eliminar o copiloto de aviões. Entre as participantes do estudo estão  a Boeing e a Airbus

A ideia é para oferecer mais segurança, para isso, desejam criar uma espécie de programa de piloto automático mais sofisticado que assuma o controle da aeronave, principalmente em ocasiões com mau tempo e em situações propícias a acidentes. Até agora, 25 protótipos de novas tecnologias já foram criados

A percepção de segurança defendida pelo projeto baseia-se em dados que mostram que apesar dos pilotos conseguirem impedir um grande número de acidentes, questões que envolvem a tripulação foram fatores que contribuíram para 60% dos acidentes fatais entre 1990 e 2010.

Para as empresas, a crescente complexidade dos sistemas das aeronaves explicaria a causa do alto número de acidentes recentes que podem ser atribuídos a erros humanos, tais como dificuldade na percepção do ambiente, consciência situacional não completa e omissão de ação ou ação inapropriadas.

Mas a notícia não foi aceita por todos. O projeto também é financiado pela União Europeia, e a associação de pilotos que representam esses países discordam da ideia, e afirmam que é uma tentativa de criar aviões sem pilotos no futuro, apesar da oposição pública.