Neste último final de semana o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo recebeu uma rara ‘visita’. Considerado um dos maiores aviões comerciais em quesito comprimento do mundo, o Airbus A340-600, que de acordo com o site de aviação AEROIN, possui 75 metros de comprimento, está realizando o transporte de cargas no país.
A sua presença se torna marcante pois o modelo está ‘entrando em extinção’, já que estão sendo apresentados modelos bimotores mais novos e eficientes para o mesmo tipo de trabalho. Contudo, esse voo e outros com exemplares desse tipo estão sendo realizados nos últimos dias à serviço do Correios, saindo da China e chegando ao Brasil pela empresa aérea islandesa Air Atlanta Icelandic. A empresa possui dois aviões desse modelo na sua frota.
Segundo o site especializado em aviação, até antes da pandemia, esse modelo quadrimotor era muito utilizado, mas passou a ser retirado de operação, deixando espaço para outras naves. Ainda assim, muitos deles passaram a ser utilizados como aviões de carga.
Ainda segundo a AEROIN, em termos de comprimento, o avião A340-600 está na lista dos maiores do mundo, ocupando a terceira colocação. Veja a lista com os tamanhos a seguir:
- Antonov AN-225: 84 metros (destruído recentemente na guerra da Ucrânia);
- Boeing 747-8I: 76 metros de comprimento;
- Airbus A340-600: 75 metros;
- Boeing 777-300ER: 74 metros;
- Airbus A340-1000: 74 metros;
- Antonov AN-124: 69 metros.
*