PUBLICIDADE

Multimodal

Alta do dólar obriga companhias a oferecer passagens aéreas internacionais 60% mais baratas


Segundo estudo da ViajaNet, passagens para o exterior estão mais em conta agora do que quando a moeda americana estava em níveis menores

Procura por bilhetes internacionais no site da agência cresce 31% na primeira quinzena de janeiro

Com a alta do dólar no Brasil, observada nos últimos meses e intensificada em janeiro, muitas companhias aéreas foram obrigadas a reduzir o preço do bilhete em suas linhas internacionais, justamente para não começar o ano no vermelho. O desconto tem variado entre 30% e 50% em voos principalmente na América do Sul, em alguns destinos norte-americanos e para cidades do Caribe.

Segundo dados da agência online ViajaNet, a redução no valor dos bilhetes internacionais mostrou-se uma estratégia acertada das companhias aéreas, já que a procura por voos internacionais entre 1º e 15 de janeiro desse ano cresceu mais de 30% em comparação com os últimos 15 dias de 2014. Os valores e os descontos são encontrados no próprio site da empresa (veja alguns exemplos nas tabelas abaixo).

Para alguns trechos, o preço o bilhete caiu 66%, como é o caso do trajeto São Paulo-Bogotá, oferecido agora por 299 dólares. Se o voo for da capital paulista à Buenos Aires, o consumidor pode encontrar a passagem por 135 dólares, quase 50% a menos do oferecido em 2014.

Uma viagem do Rio de Janeiro a Washington custa hoje 50% a menos e sai por 875 dólares. Para o trecho Salvador-Madri, o bilhete está com 40% de desconto e sai por 749 dólares.

“Com a baixa dos preços em dólar oferecidos pelas companhias que operam rotas internacionais, muitas passagens estão mais baratas agora do que quando o dólar estava em níveis mais baixos, o que significa um bom momento para viajar ao exterior”, afirma Bob Rossato, co-fundador da ViajaNet.

PUBLICIDADE