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Cruzeiros Turísticos

Este valor representa10,8% a menos que o impacto total da temporada anterior, 2014/2015, de R$ 2,142 bilhões. Desse total; R$ 798 milhões (42%) foram gastos em despesas das armadoras, o que representa uma queda de 29,6% em comparação com a temporada anterior, que teve estes gastos na casa dos R$ 1,133 bilhão. A outra parcela é referente aos R$ 1,113 bilhão (58%) relacionado aos gastos totais que os 552 mil cruzeiristas e os 2.497 tripulantes movimentaram durante a temporada. Estes dados foram revelados hoje(06) pela Clia Brasil (Cruise LinesInternationalAssociation) na sua pesquisa “Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil” realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foram gerados nesta temporada, 30.884 postos de trabalho na economia brasileira, o que representou um resultado 5,6% inferior ao apurado em 2014/2015. Entre as vagas preenchidas são 2.497 tripulantes dos navios e outros 28.387 empregos diversos, gerados, de forma direta, indireta e induzida, Este número representa 3,28% do total de empregos gerados, mundialmente, pela indústria de cruzeiros.

Perfil do viajante –Dos mais de 552 mil hóspedes que embarcaram em viagens de navio na última temporada de cruzeiros Marítimos pelo país, que teve início em novembro de 2015 e término em maio de 2016, 88,8% mostraram intenção em realizar nova viagem nessa modalidade turística sendo que 29,6% tem preferência por destinos da costa brasileira e 35,6% escolheram por destinos internacionais. O estudo aponta que 63,8% dos turistas estavam em sua primeira viagem de navio, 93,8% desceram nas cidades-escala e 82,8% pretendem retornar ao destino, numa próxima viagem, para conhecê-lo melhor.

A pesquisa ainda ressaltou que o comissionamento pago em 2015/2016 para operadoras e agências de viagens foi de R$ 64 milhões.

Fonte: M&E