Início Colunistas Tradição é a Festa de São João no Porto

Tradição é a Festa de São João no Porto

COMPARTILHAR

É com muita prazer que escrevo esse texto, desta vez vou falar sobre a tradicional Festa de São João que acontece aqui na cidade do Porto.

No ano passado quando cheguei aqui infelizmente, não consegui acompanhar esta festa de perto e super esperada pelos o portugueses e os turistas que passam por aqui. Então por estar próximo do mês que ela ocorre decidi fazer um texto especial falando sobre esse momento bem esperado, além do verão é claro.

A festa típica São João no Porto, acontece nas noites do dia 23 e 24 de junho , é uma festa popular e serve para celebrar o santo São João Batista. A festa é tão importante e especial que dura noite adentro além de contar com o espetáculo de fogos de artifícios no rio Douro, durante 15 minutos.

E as tradições da festa não para por ai, pois neste dia tudo se torna muito válido desde soltar balões de ar quente, bater com martelo de plástico na cabeça de quem passa pela rua, pular fogueira e entre outras brincadeiras. Pelo o que já ouvi falar, e pelas conversas que tive com algumas pessoas para saber mais sobre esse dois dias de festa, este é um dia de muita alegria e animação na cidade toda. E claro, que se tem festa precisa ter comida e durante o São João o que não falta é a famosa sardinha e o caldo verde. Sendo que depois para quem quiser fazer toda a tradição, tem o percurso desde a Ribeira até à Foz do Douro, pois para os moradores da cidade a festa só acaba mesmo na praia da Foz e com o nascer do sol. Aja energia!


A festa é mesmo tão esperada que mesmo os dias principais sendo em junho, o “esquenta” começa no final do mês de Maio e vai até o inicio do mês de Julho sendo assim, contando com várias músicas e fazendo da Festa de São João um dos principais eventos da cidade por ser totalmente único e diferenciado.

Esse vai ser meu primeiro ano de Festa de São João, mas já deixo aqui minha dica venha participar desse momento de pura animação que a cidade do Porto oferece. Pois cidade abençoada e invicta é assim, atrai qualquer um e todos os jeitos.