Início Destaques Apaixonados pela história do Brasil

Apaixonados pela história do Brasil

COMPARTILHAR

Viajar é uma delícia, e viajar com propósito pode ser mais legal ainda. Se você curte história do Brasil, um critério bem interessante para definir seus próximos destinos de feriados e férias pode ser a importância da cidade na construção de nosso país. Bacana, né?

Selecionamos destinos nacionais com esse perfil, um mais lindo que o outro. Aproveite!

Porto Seguro (BA) – Descobrimento do Brasil

Quando os navegadores portugueses gritaram “Terra à vista” ao chegarem ao que hoje é o Brasil, eram as terras desta cidade baiana que estavam vendo. Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500 em Porto Seguro, um mês depois de ter saído da costa africana. Apesar disso, Porto Seguro foi oficializada como cidade apenas em 1534, dois anos depois da primeira cidade brasileira (que está logo aqui embaixo).

Por lá, você deve visitar o Marco do Descobrimento (na Praça Pero Campos de Tourinho, na Cidade Alta), a Igreja Nossa Senhora da Pena (construída em 1535) e, claro, as praias incríveis da região.

São Vicente (SP) – Primeira cidade do Brasil

No litoral de São Paulo, São Vicente entrou para a história como a primeira cidade oficial do Brasil. Ela foi fundada em 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Souza, e de lá saíram as expedições para o interior do estado.

Não deixe de visitar a Biquinha (construída em 1553 e fonte de água para a cidade por séculos), a Casa Martim Fonte (com a primeira parede de alvenaria levantada no Brasil), o Monumento 500 Anos do Brasil (projetado por Oscar Niemeyer e com uma vista panorâmica fantástica) e a Ponte Pênsil (primeira do tipo construída do país, tombada como patrimônio histórico em 1914).

Salvador (BA) – Primeira capital do Brasil 

A capital da Bahia foi a primeira sede colonial portuguesa por aqui e a primeira capital do país; na época, atendia por São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Deixou de ser capital federal em 1763, mas continuou sendo importante na nossa economia, devido à produção de cana-de-açúcar, e na nossa cultura, graças às igrejas barrocas e ao surgimento de ritmos musicais afro-brasileiros.

Visitas obrigatórias em Salvador são o Pelourinho (Centro Histórico de Salvador), com suas cores marcantes, e as ruas antigas e estreitas com calçamento de pedra. Nada melhor do que simplesmente sair andando pela cidade durante o dia e se permitir admirar as construções coloniais.

Ouro Preto (MG) – Berço da Inconfidência Mineira

O movimento que tentou pela primeira vez separar o Brasil de Portugal ocorreu em Vila Rica, cidade que depois da Independência recebeu o nome de Ouro Preto. Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga e Luiz Vaz de Toledo Piza foram alguns dos grandes nomes da Inconfidência Mineira, que teve seu fim em 1789, quando a Coroa Portuguesa condenou seus líderes à morte, ao degredo ou ao exílio.

Passeie pelas ladeiras de Ouro Preto e pela Praça Tiradentes, pela Igreja de São Francisco de Assis (uma das principais obras de Aleijadinho) e ande de maria-fumaça. Aproveite a viagem para conhecer as cidades vizinhas, todas muito próximas umas das outras – Mariana, Diamantina, São João Del Rei, Tiradentes e Congonhas são ótimos destinos rápidos.

São Paulo – Proclamação da Independência 

A capital paulista não é só lugar de correria e negócios. Por lá ocorreu um dos momentos mais importantes da nossa história: a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Às margens do rio Ipiranga, o príncipe regente D. Pedro I gritou “Independência ou Morte” e declarou que o Brasil era um país independente.

Vá ao Parque da Independência para conhecer a região em que isso ocorreu, o Monumento à Independência (os restos mortais de D. Pedro estão lá) e a Casa do Grito. O Museu do Ipiranga permanece fechado, mas dá para ver de fora sua arquitetura. E, já que você estará na capital de São Paulo, visite outros pontos turísticos importantes, como o Parque do Ibirapuera, o MASP, a avenida Paulista (como um todo – ande por ela de uma ponta a outra, vale a pena!) e bairros como o Bexiga, onde ficam algumas das melhores cantinas italianas da cidade.

São Luis (MA) – Primeiro teatro do Brasil

Fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses, a capital do Maranhão tem o teatro mais antigo do Brasil: o Teatro Arthur Azevedo, inaugurado em 1º de julho de 1817.

Claro que este deve ser um passeio seu por lá. Mas, além dele, vale conhecer o Centro Histórico de São Luís, as casas noturnas de reggae e as lindíssimas praias, obviamente.

 

Fonte: Abril