Início Destaques Capitólio, Minas Gerais

Capitólio, Minas Gerais

COMPARTILHAR
Mirante dos canyons do Lago de Furnas- Foto: Christyam de Lima

Cidade mineira ganha projeção nacional com suas cachoeiras e cânions

Por: Jefferson Cruz

Um dos pontos turísticos em ascensão no Brasil é Capitólio. Localizado a 454 km da São Paulo e a 280 km da capital mineira, o município com pouco mais de 8 mil habitantes, esbanja charme e inspira muitas aventuras em suas cachoeiras, piscinas naturais, cânions e paredões rochosos.

Mirante dos Canyons / Foto: Divulgação Prefeitura
Mirante dos canyons do Lago de Furnas- Foto: Christyam de Lima

Conhecida como a “Cidade Rainha dos Lagos”, a pequena cidade situa-se entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas – considerado o maior espelho d’água do mundo – e, encontra-se em uma região privilegiada, pois a junção de seus afluentes formam as mais belas paisagens naturais do estado de Minas.

Ao saber das belezas naturais e dos pontos turísticos, a radialista Sabrina Leonardo, 27 anos, resolveu passar as férias na cidade. “No ano passado, eu e uma amiga decidimos conhecer a cidade e resolvemos ir de excursão. Como fomos em fevereiro, a época era de carnaval e de muita efervescência na cidade. Em frente ao hotel onde nos hospedamos, havia uma concentração dos foliões do carnaval e o bloco permaneceu por lá por um tempo. Foi muito bom vivenciar este tipo de festividade!”.

Sabrina e a amiga Jéssica em passeio de lancha / Foto: Sabrina Leonardo

Apesar dos momentos memoráveis proporcionados pelo carnaval “capitoliano”, Sabrina afirma ter ido em busca de um contato maior com a natureza. “Gostei muito da visita ao Cânion do Lago de Furnas. Recomendo a todos visitarem o local. É um lugar lindíssimo e com muito verde. Ver a paisagem lá de cima foi sensacional, maravilhoso. Por eu ser uma pessoa religiosa, foi como ver uma obra de arte de Deus. Andar de escuna também foi muito bom. Há muito verde, e a água de lá é cristalina”.

A jornalista Jéssica da Silva Souza, 25 anos, também já foi à cidade em duas ocasiões e, a última vez foi este ano. “A primeira vez que fui foi bem legal, mas o tempo não ajudou muito porque havia pouco sol e algumas cachoeiras estavam fechadas. Já na segunda vez, o tempo estava bem quente e consegui conhecer algumas cachoeiras que não foi possível conhecer na primeira vez”.

Ainda de acordo com a jornalista Souza, a cidade é um excelente lugar para visitar. “Em Capitólio é a gente consegue renovar as energias. Ela é muito boa para relaxar e se divertir. Para quem estiver interessado em conhecê-la, recomendo o passeio de lancha pelas cachoeiras!”.

“Também recomendo o passeio de lancha pelas cachoeiras. Neste ponto turístico, você pode descer da lancha, nadar e conhecer as cachoeiras”, lembra Souza.

Passeio náutico no Lago de Furnas / Crédito: Christyam de Lima

Apesar dos belos pontos turísticos que a cidade possui, a radialista Sabrina ressalta que algumas atrações são afastadas e os turistas devem ficar atentos aos preços elevados em algumas situações. “Gostei muito da cidade e inclusive indiquei a um amigo do trabalho, mas achei os preços caros. Por se tratar de uma cidade turística valeu a pena. Nos dois dias que estive lá paguei R$ 420 e no pacote estava incluso o café da manhã, almoço, o passeio de escuna e a entrada do parque que dava acesso às cachoeiras. Infelizmente não consegui conhecer as mais famosas devido ao mau tempo, mas o passeio valeu a pena”.

“Por ser uma cidade turística, os preços tendem a ser mais caros, porém nada que não dê para suportar”, afirma Souza.

 

Principais pontos turísticos

 Pedreira Azul

A antiga pedreira de exploração e extração de quartzo, tornou-se uma das principais atrações turísticas da cidade. No local formou-se uma lagoa com águas azuis claras.

Como chegar: o acesso a Pedreira Azul se dá pela rodovia MG-050, sentido Capitólio – Passos. Depois de passar pelo Mirante dos Cânions e a Cascata Eco parque (à esquerda), entre na primeira estrada de chão que aparecer à direita. A entrada é gratuita.

Cachoeira dos Cânions

É considerada uma das mais suntuosas cachoeiras e uma das mais visitadas pelos turistas. Para se chegar ao local, apenas por meio de embarcações ou praticando rapel.

Passeio de lancha

Site: www.portaldachalana.com.br

Whatsapp: (37) 99869-2324 / (37) 99156-6833

Os passeios saem da Ponta do Turvo ou das Escarpas do Lago e custam, em média, R$ 70 por pessoa.