Início Destaques Curta as férias de verão em Santos

Curta as férias de verão em Santos

COMPARTILHAR
Parque Roberto Mário Santini - Foto: Reprodução

Cidade paulista possui destinos incríveis para toda a família

Por Carolina Ribeiro

As férias e as festas de fim de ano estão chegando e a escolha para o destino da viagem em família, com os amigos, companheiro e até mesmo sozinho, precisa ser feita. Uma ótima opção de lugar para conhecer é a cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

A cidade paulista possui inúmeras peculiaridades e ambientes para todos os tipos de público, desde as crianças até os idosos. Ela possui um ar histórico e ao mesmo tempo moderno, como os roteiros que podem ser visitados no centro da cidade.

Quer conhecer um pouco mais sobre a cidade? Confira algumas dicas de lugares bem bacanas para você visitar.

Aquário de Santos

Foto: PMS

Localizada na Ponta da Praia, o Aquário de Santos é um ótimo local de lazer para passear com a família. Ele é considerado o aquário mais antigo do Brasil e possui 32 tanques com mais de 1 milhão de litros de água doce e salgada. Além disso, cada tanque possui um cenário que representa o habitat natural dos animais marinhos.

Jardim Botânico Chico Mendes

Foto: PMS

O Jardim Botânico de Santos, localizado no bairro do Bom Retiro possui um espaço verde com 90 mil m² e abriga, segundo a administração municipal, mais de 300 espécies vegetais, divididas em 20 coleções botânicas, como espécies da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei, palmeto com 65 espécies de palmeiras e espécies em extinção.

Além disso, o local possui alamedas asfaltadas que facilita a prática de esporte e playground para crianças. O Jardim Botânico é uma bela opção para quem quer curtir um dia no meio da natureza ao ar livre.

Orquidário        

O Orquidário é um parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica. Ele conta com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. É um tipo de passeio para toda a família, na qual pode ser observada muita vegetação e animais, já que o local abriga aproximadamente quase 500 animais de 70 espécies, e muitos deles vivem soltos pelo parque.

Além disso, o Orquidário também possui atrações como a Trilha do Mel, Jardim Sensorial e Viveiro de Visitação Interna.

Bonde – passeio linha turística

Foto: Reprodução

Se você visitar Santos não pode deixar de passear com a Linha Turística do Bonde. No passeio você terá a oportunidade de conhecer 40 pontos de interesse histórico e cultural. A saída acontece na Estação do Valongo, percorrem 5km no Centro Histórico em cerca de 40 minutos, em um passeio monitorado por guia de turismo.

Os bondes são veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem, segundo a administração municipal, Santos como o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.

Parque Municipal Roberto Mário Santini

Localizado na praia do José Menino, o parque é uma ótima sugestão de passeio para quem curte praticar esportes e sentir a brisa do mar. É possível surfar, andar de patins, bicicleta, levar as crianças para brincar no parquinho, e até mesmo levar o cachorrinho para passear no local.

O parque também possui uma escultura que se tornou uma característica do parque feita por Tomie Otake em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa.

Museu do Café

Foto: PMS

Para quem gosta de cultura e história, pode ter certeza que Santos é o local ideal para isso. O seu centro histórico é repleto de lugares incríveis para se adquirir conhecimento.

O Museu do Café é um desses lugares. Inaugurado em 1998, o Museu exalta a o principal produto brasileiro de exportação no final do século 19. Ele é uma grande aula de história mostrando o início do cultivo do grão até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais. E claro, você ainda pode provar alguns cafezinhos feitos na hora.

Museu de Arte Sacra

Foto: PMS

O Museu de Arte Sacra foi inaugurado em 11 de julho de 1981, pelo bispo diocesano Dom David Picão.

O local reúne mais de 600 peças sacras e religiosas, entre esculturas, pinturas, indumentárias e entre outros, de cunho erudito e popular do século XVI ao XX.

Um dos destaques do Museu é a imagem mais antiga do Brasil com autor conhecido, a de Nossa Senhora da Conceição, de 1560, com autoria de João Gonçalo Fernandes.

Museu Pelé

Foto: PMS

Foi na cidade de Santos e defendendo o time da cidade que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ficou conhecido no mundo e se tornou o Rei do Futebol. Na cidade, possui um Museu em homenagem ao atleta do século, com itens históricos doados pelo próprio jogador para o acervo. Para quem ama esporte ou simplesmente curte conhecer a história, o museu é uma ótima sugestão de passeio.

Estádio Urbano Caldeira e Memorial das Conquistas

Foto: PMS

Com 103 de existência, o Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, é a casa do Santos Futebol Clube, um dos times mais famosos do mundo e que foi a casa do Rei Pelé.

O estádio é uma opção de passeio imperdível para quem vem visitar a cidade, já que ela ficou conhecida por causa do time local.

Dentro da Vila Belmiro existe o Memorial das Conquistas do clube, um museu que possui um acervo enorme contando a história do Santos e seus títulos. O Memorial possui dois tipos de visitas, a simples que é possui passear apenas no museu, e a visita monitorada, na qual pode ser visto além do museu, o gramado, arquibancadas e sala de imprensa.