Início Destaques Freudenberg a cidade que ganhou fama no instagram

Freudenberg a cidade que ganhou fama no instagram

COMPARTILHAR

Freudenberg é uma cidade onde as casas do século 17 são alinhadas e cobertas de neve, localizada no oeste da Alemanha, aparecem em milhares de fotos postadas na rede social. Turismo na cidade, com apenas 18 mil habitantes, vem aumentando.Depois de subir escadas íngremes para alcançar uma colina com vista para Freudenberg, é fácil entender por que turistas do mundo todo visitam a cidade que fica em uma área rural a cerca de uma hora e meia de carro de Frankfurt am Main ou de Colônia.

Mais de 80 casas em estilo enxaime(uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais), perfeitamente alinhadas, compõem a vista panorâmica a partir do parque da cidade. Suas fachadas em preto e branco e telhados cobertos de neve parecem ter saído das páginas de um conto de fadas.

Freudenberg  se tornou uma estrela no Instagram por conta da vista. A cidade já foi marcada em mais de 11 mil postagens na rede social.

As imagens do centro antigo de Freudenberg, apelidado de Alter Flecken, “causaram uma avalanche” de interesse, disse a prefeita da cidade, Nicole Reschke.

“Nos últimos seis meses, as imagens do Alter Flecken, com ou sem neve, se espalharam pelas redes sociais e outras plataformas de mídia a tal ponto que o interesse aumentou, e nós já temos visto mais turistas”, afirmou.

Embora já tenha havido um aumento no número de turistas que chegam à cidade, a extensão total do boom de Freudenberg no Instagram provavelmente só ficará clara nos próximos três anos, prevê Reschke. “Estamos curiosos para ver se isso vai continuar.”

Ônibus lotados de turistas, muitos vindos de países asiáticos, circulam regularmente em Freudenberg, estacionando no pé das escadas que levam até a vista panorâmica da cidade.

Além de tirar fotos do parque municipal, os visitantes também aproveitam para conhecer um palco ao ar livre, o Museu da Tecnologia e as trilhas locais.

Freudenberg hospeda cerca de 30 mil turistas por ano, embora o número de visitantes provavelmente seja muito maior. Muitos grupos, sobretudo os que chegam em ônibus de excursão, passam apenas algumas horas na cidade – o que torna difícil obter um número preciso das pessoas que passam por Freudenberg, explicou Reschke.

Especialmente o número de turistas do Japão disparou nos últimos três ou quatro anos, depois que uma reportagem sobre a cidade foi exibida na televisão japonesa, disse Bärbel Bäumer, funcionária do escritório de informações turísticas de Freudenberg. “Acredito que Freudenberg seja agora uma parada fixa para grupos em excursão”, acrescentou.