PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Brasil fecha fronteiras terrestres com América do Sul

Estrangeiros vindos de vários países da América do Sul por via terrestre não poderão mais entrar no Brasil, segundo portaria publicada na última quinta (19/03), em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

A medida vale por 15 dias, podendo ser prorrogados, mas não foi divulgado se os estrangeiros serão barrados desde já. Não há menção sobre impedimento do tráfego aéreo, por enquanto, e o transporte de carga entre os países continua autorizado.

Estrangeiros impedidos

Estão proibidos de entrar no Brasil os estrangeiros provenientes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Suriname. Apenas o Uruguai ainda não entrou na lista. A fronteira com a Venezuela está fechada desde a última terça-feira (17/03).

Brasileiros estão liberados

A restrição não se aplica a brasileiros ou imigrantes documentados que estejam voltando por via terrestre ao país e a funcionários diplomáticos. Além disso, o tráfego continua liberado para o que a portaria chama de “cidades gêmeas”, ou seja, as que fazem fronteira unicamente por terra.

De acordo com a medida, assinada pelos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Sergio Moro (Justiça) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde), diz que o descumprimento implicará punição administrativa e penal e a imediata deportação ou inabilitação do pedido de refúgio, em caso de cidadão estrangeiro.

PUBLICIDADE