Início Destaques JAPAN HOUSE SÃO PAULO promove palestra sobre intercâmbio para estudos no Japão

JAPAN HOUSE SÃO PAULO promove palestra sobre intercâmbio para estudos no Japão

COMPARTILHAR

Japan House São Paulo (Imagem: site letsflyaway)

Com a proposta de promover a troca de conhecimento, história, linguagem e cultura, a Japan House São Paulo realiza uma série de palestras como incentivo ao intercâmbio estudantil no Japão, compartilhando informações para que estudantes possam usufruir da melhor experiência que o país pode oferecer. As iniciativas fazem parte da programação oficial da FIEJ (Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão), que acontece no ambiente online nos dias 08 e 09 de março.

Para aquecer o assunto, no dia 4 de março, às 19h, no canal do YouTube da Japan House São Paulo, Claudio Kurita, Diretor de Eventos e Operações da instituição, abre o evento abordando todas as vertentes nas quais o espaço foca seu papel em disseminar a cultura do Japão, como educação, negócios, esportes, turismo e cultura. Na ocasião, a equipe do Educativo também promove uma visita guiada virtual à exposição “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão”, em cartaz no 2ª andar, do centro cultural. Mediado por Fernando Bazzon – o global head da agência Spiible – o evento conta ainda com depoimento de quem já participou do programa anteriormente, além da interação com espectadores por meio de perguntas e dúvidas que serão respondidas no dia do evento.

“Turismo sustentável no Japão” é tema da segunda palestra promovida pela instituição dentro da programação da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão, em 08 de março, às 21h15, na plataforma Airmeet. Na ocasião, Piti Koshimura, que vive no país nipônico e é autora do blog Peach no Japão, comenta sobre como a aproximação entre turistas e comunidades locais pode promover o cenário das artes e fomentar a economia local, destacando cultura, arquitetura e experiências em um passeio por diferentes províncias japonesas. Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo, conduz a conversa.

Já no dia 9 de março, às 21h15, também na plataforma Airmeet, a Japan House São Paulo apresenta a palestra “Robótica: Uma visão do passado, presente e futuro”, com o Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira, do Instituto Mauá de Tecnologia, que trará um breve histórico da robótica no mundo. Entre os tópicos discutidos, destaque para o cenário atual e as principais soluções nas áreas educacional, industrial e de serviço; as principais linhas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área da robótica, em uma análise sobre como as tecnologias de realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, entre outras, contribuirão para o desenvolvimento dos robôs do futuro. O evento traz ainda a participação de Letícia Gomes Ferreira, aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, que em 2020 participou do programa de mobilidade acadêmica com a Shibaura Institute of Technology – SIT, em Tóquio, no Japão. A palestra também trará dicas e orientações a estudantes brasileiros interessados em ingressar no universo da robótica, bem como as oportunidades junto a instituições japonesas de ensino.

Realizado em parceria com o Study in Japan, programa ligado ao Ministério da Educação do Japão, a FIEJ (Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão) acontece no ambiente online nos dias 08 e 09 de março com a participação de mais de 20 universidades japonesas. Informações referente a programação e participação estão disponíveis no https://www.feiradojapao.com/.

“O Japão de hoje: Intercâmbio, cultura e descobertas”
Quando:
 04 de março, às 19h
Onde: https://www.youtube.com/japanhousesp Participação gratuita

“Turismo sustentável no Japão”
Quando: 08 de março, às 21h15
Onde: Airmeet
Participação gratuita Inscrição obrigatória: https://www.feiradojapao.com/#Ingressos

“Robótica: Uma visão do passado, presente e futuro”
Quando: 09 de março, às 21h15
Onde: Airmeet
Participação gratuita Inscrição obrigatória: https://www.feiradojapao.com/#Ingressos