Início Destaques Pico da Neblina será reaberto ao público

Pico da Neblina será reaberto ao público

COMPARTILHAR
Foto: Marcos Amend/ICMBio

O Brasil voltará a ter mais uma opção de turismo ecológico, o Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado no estado do Amazonas, será reaberto para o turismo.

Segundo informações do ICMBio e do Ministério do Turismo, a previsão é que a visitação pública seja permitida a partir de março deste ano. Para as agências e operadoras que tiverem interesse, a habilitação acontece até 21 de janeiro.

O resultado final das empresas autorizadas e o calendário das operações deve ser publicado até o fim de fevereiro pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O processo para reabertura do Pico da Neblina à visitação turística durou cerca de cinco anos. Os trabalhos foram cercados de cuidados porque a área tem dupla afetação, por ser uma unidade de conservação ambiental e território indígena Yanomami.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio ressaltou que o Brasil tem uma grande oportunidade para aumentar o fluxo do turismo de natureza, ecoturismo e de aventura. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa o 2º lugar em recursos naturais no planeta.

“A estruturação dos nossos parques é fundamental no processo de tornarmos nossos potenciais em realidade, gerando emprego e renda para a população”, disse.

Gestora do Parque Nacional Pico da Neblina, Luciana Uehara, destaca que a reabertura é resultado de um processo que teve início em 2014, com diversas ações para construir o projeto de visitação. O Parque está fechado desde 2003, por recomendação do Ministério Público Federal, devido ao desordenamento da exploração turística que estava gerando violação dos direitos indígenas, conflito com turistas e impactos ao meio ambiente.

Com informações do ICMBio e do Ministério do Turismo