Início Destaques Temporada da Alcachofra em São Roque

Temporada da Alcachofra em São Roque

COMPARTILHAR

A Temporada da Alcachofra está aberta! Essa iguaria que chegou ao Brasil há mais de cem anos começa a sua melhor fase em setembro e se estende até novembro. A cidade de São Roque, referência quando o assunto é alcachofra, além de possuir 90% do cultivo nacional da planta, dispõe de restaurantes com pratos tradicionais nos quais ela é a grande estrela. Tamanho destaque proporcionou à região uma variedade da flor produzida exclusivamente pela Embrapa Hortaliças, a Alcachofra Roxa de São Roque, que ganhou uma nova cor para se adaptar bem ao clima e solo local.

Neste ano São Roque colherá bons frutos. A Associação de Produtores de Alcachofra de São Roque – criada em 2018 para profissionalizar o mercado de alcachofras – revelou que a perspectiva para a safra é positiva. “O inverno de poucas chuvas resultou no clima perfeito para o cultivo da iguaria e promete uma colheita de até 120 mil caixas, totalizando mais de 250 mil flores”, Leodir Ribeiro, diretor de agronegócio da Prefeitura de São Roque.

Não tem como falar de alcachofra sem lembrar da Cantina Tia Lina. Localizado na Estrada do Vinho, o restaurante promove o melhor da gastronomia italiana na região. Junto com a safra, o cardápio chega cheio de originalidade, especializado na flor comestível, e é composto pelos seguintes pratos: Alcachofra ao Alho e Óleo, Alcachofra Recheada, Coração de Alcachofra, Botões de Alcachofra à Milanesa e Rondelli de Quatro Queijos com Alcachofra.

A chef Carolina Sgueglia, filha da Tia Lina e herdeira do restaurante contou a novidade desta temporada, “para uma experiência gastronômica completa, não podem faltar as sobremesas. A Alcachofra em Caldas e a Alcachofra Crocante são duas exclusividades que entram no menu em setembro e podem ser degustadas até o final da Temporada de Alcachofra”.

O complexo restaurante vai além das suas deliciosas comidas. Em seu Empório, localizado na parte externa, os visitantes encontrarão todas as variedades da alcachofra. Os patês, antepastos e até mesmo a flor in natura são os principais produtos para adquirir e levar para casa. A Temporada de Alcachofra já começou e você não pode perder a melhor época dessa iguaria italiana na Cantina Tia Lina!

Serviço:

Tia Lina

Funcionamento: sexta – 11h30 às 15h / sábados, domingos e feriados – 11h30 às 17h

Endereço: Estrada do Vinho, km 10 – Canguera, São Roque

Aceita todos os cartões de crédito e débito/Vale refeição somente Alelo