Início Destaques Versões fitness de pratos tradicionais nordestinos

Versões fitness de pratos tradicionais nordestinos

COMPARTILHAR
Foto: Reprodução

Gastronomia nordestina é um dos destaques do local

No próximo dia 8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino. E uma das coisas mais legais do nordeste, além do belo cenários de paisagens e pontos turísticos da região, é a sua gastronomia.

Mas, se você está em um momento fitness e acha que as comidas nordestinas vão fazer você sair da dieta, confira algumas receitas fitness feitas pela Chef Funcional Lidiane Barros, de pratos tradicionais nordestinos.

Cuscuz de Painço Vegano

Ingredientes:

1 xicara de painço de molho por 8 horas em água suficiente para cobrir (coloque 1 colher de sopa de vinagre de maçã ou suco de limão).

Para eliminarmos os anti-nutrientes. Despreze a água. Espalhe os grãos em uma assadeira com um pouquinho de sal e óleo de coco. Leve ao forno temperatura mais baixa, por 40 minutos. Mexa com uma espátula.

Em uma panela refogue:

1/2 cebola em cubinhos

100g se champignon fresco em picadinho

1/2 cenoura em cubinhos, no azeite de oliva extra virgem. Refogue por 5 minutos.

Acrescente pimenta, sal marinho moído, gotinhas de limão. Finalize com uva passas, amendoim torrado e pepita de abóbora.

Baião de dois vegetariano com coração de bananeira

Ingredientes:
1 coração de bananeira – PANC
4 xícaras de arroz 7 grãos cozido
2 xícaras de feijão azuki cozido (ou qualquer outro feijão de sua preferência – só atenção ao pré-preparo: deixe de molho por 8 horas)
1 cebola
1 dente de alho
Coentro picado
1 pimenta sem as sementes bem picadinha
1 queijo coalho (daqueles com palito) de búfala cortado em cubinhos pequenos
5 colheres de sopa de manteiga ghee ou azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de páprica defumada.

Modo de preparo:
Corte o coração da bananeira bem fininho, em rodelas, como uma folha de couve. Enrole as folhas e corte. Branqueie (coloque em água fervente rapidamente e depois em água com gelo). Reserve.
Corte a cebola em fatias finas e leve a uma panela com o dente de alho e 2 colheres de sopa de manteiga ghee. Deixe refogando. Acrescente o coração da bananeira e a páprica defumada. Deixe em fogo baixo, mexendo sempre. Acrescente o arroz, o feijão, o coentro, a pimenta e por último o queijo coalho. Acerte o sal e finalize com a manteiga ghee.