PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Pesquisa indica que jovens querem destinos tranquilos

Ao planejar sua próxima viagem, os jovens mostraram estar consciente dos efeitos que suas decisões têm sobre o planeta. Segundo uma pesquisa recente da Booking, 61% dos brasileiros da Geração Z, ou seja, pessoas com idade entre 16 e 24 anos, não consideraria visitar um local que esteja saturado de turistas. Além disso, 65% desses jovens argumentam que o impacto ambiental causado sobre seus destinos de viagem é um fator importante a ser levado em consideração. 

Neste quesito ‘over-tourism‘, inclusive, as demais gerações do País se mostram bem alinhadas: o mesmo vale para a Geração X (entre 40 e 54 anos) e para as pessoas acima de 55 anos. Apenas os Millenials (de 25 a 39) são mais despreocupados com essa situação: 57%, a porcentagem mais baixa de todas as gerações, dizem que deixariam de visitar um destino caso soubessem de antemão que ele é ameaçado pelo excesso de turistas. 

Volunturismo 

Outra preocupação da Geração Z é retribuir enquanto viaja. Quase metade (48%) desses brasileiros, por exemplo, diz que deseja fazer trabalhos voluntários nas férias – um número acima da média global (37%) e que posiciona os jovens do País como a 6ª nacionalidade mais engajada neste sentido. Eles são seguidos de perto pelos Millennials (47%) e viajantes da Geração X (46%). Já em meio aos mais velhos brasileiros, apenas 32% estão abertos ao “volunturismo“. 

Em paralelo, uma comparação direta entre os brasileiros da Geração Z com os viajantes da mesma geração de países da América Latina, coloca o Brasil à frente dos argentinos (37%) e mexicanos (46%), mas atrás dos colombianos (51%) – os mais engajados na região. 

Além disso, segundo o levantamento, para 6 em cada 10 (64%) jovens brasileiros da Geração Z, o voluntariado deixa a experiência de viagem mais autêntica, já que há a oportunidade de conhecer os moradores locais e sentir que fizeram a diferença para essas pessoas. 

Já quando o assunto é ecologia, a Geração Z se mostra mais consciente que as demais: 70% gostariam de ficar em uma acomodação que respeite o meio ambiente. Esse número é maior que a porcentagem das gerações anteriores:65% da Geração X, 61% dos Baby Boomers e 58% dos Millennials pensam dessa forma. 

Por fim, mais da metade (58%) dos viajantes de todas as idades escolheria reduzir sua pegada de carbono ao limitar a distância percorrida em viagens, e essa escolha se mostra ainda mais forte com a chegada da Geração Z. Isso porque 76% deles dizem que, tendo chegado ao seu destino de férias, utilizariam meios de transporte ecológicos, como veículos híbridos/elétricos, transporte público e até mesmo bicicleta ou caminhadas. 

PUBLICIDADE