Início Destaques Visto para turistas estadunidenses não deve mais ser exigido

Visto para turistas estadunidenses não deve mais ser exigido

COMPARTILHAR

O ministro de Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, declarou que o Brasil planeja eliminar a exigência de visto para os turistas estadunidenses que entrem no país. Porém, não existem indicações de que os Estados Unidos façam o mesmo, ou seja, o visto para que brasileiros entrem no país norte americano deverá ser mantido.

Atualmente, o Brasil adota o princípio de reciprocidade na questão. O que significa que os americanos enfrentarão as mesmas exigências que os brasileiros em relação à entrada no país. Um cidadão dos EUA que vá visitar o Brasil hoje precisa de visto válido por dois ou dez anos. Os valores são semelhantes aos praticados pelo governo americano: 44 dólares para dois anos ou 160 por dez.

Segundo o ministro do Turismo, a medida faz parte de um projeto do governo de se aproximar dos Estados Unidos como parceiro. Também está sendo estudado retirar a necessidade de visto para cidadãos do Canadá, Austrália e Japão.

Não há previsão para qualquer mudança no momento. Ainda segundo o Ministro do Turismo, a definição caberá ao Ministério das Relações Exteriores.

Na entrevista, o ministro anunciou que o novo governo ainda pretende investir mais em turismo. Entre os planos, está a duplicação da verba de propaganda no exterior até 2023 para 34 milhões de dólares. Além disso, existe a meta de dobrar o número de visitantes estrangeiros em quatro anos, para atingir 12 milhões de pessoas.