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4.0 - DESTINO INTERNACIONAL

Big data alavanca resultados de empresas de turismo ao mapear clientes e o mercado

A BigData Corp mostrará a partir desta quinta-feira (27), na ABAV EXPO 2018, como a tecnologia de big data pode melhorar a produtividade e rentabilidade da cadeia de turismo. Entre as novidades está o uso da tecnologia para validar a identidade de clientes na boca do caixa ou em uma loja on-line, sem a necessidade de que apresentem documentos. “Isso é particularmente útil nos processos de check-in e check-out de hotéis e pousadas”, explica Thoran Rodrigues, CEO e fundador da empresa. A automação da validação de identidade resulta em fluxos operacionais muito mais simples, garante. “E que ainda reduzem as perdas com fraudes”, afirma.

Big data tem, ainda, outros usos com especial apelo ao turismo, conta o executivo. “Talvez o de maior importância seja identificar clientes potenciais – que podem ser tanto consumidores finais, quanto empresas – e gerar oportunidades de negócios (leads) a partir dessas informações”, explica. Da mesma forma, a atualização de cadastros de clientes – levando em conta dados de contato como telefones e endereços – pode ser automatizada a um custo muito competitivo. Outra aplicação da tecnologia é mapear os relacionamentos entre pessoas e empresas a partir de informações que deixam na web.

“Às vezes, saber que um jovem é empregado de uma determinada empresa pode torná-lo em um prospect muito interessante. Ou, quando se tem ciência de que uma pessoa tem interesse em determinado tipo de programa, é possível dirigir-lhe promoções relacionadas com aquela atividade específica”, exemplifica o executivo. Já, informações sócio demográficas e financeiras de clientes facilitam o ajuste do posicionamento de campanhas de marketing e a avaliação do risco associado a cada cliente.

O mapa do mercado

De acordo com Rodrigues, com big data é possível, ainda, monitorar os preços da concorrência para todo o tipo de serviço turístico – como passagens aéreas, destinos, passeios e ou serviços turísticos – e como tudo isso é exibido na internet. Desde os dados simples – como diárias de hotéis apresentadas em sites de pequenas pousadas, associadas a seus preços e imagens – até os mais complexos, como a média de desconto das ofertas nas mais diversas plataformas de turismo, podem ser consolidadas em uma única interface para o usuário. “Chegamos ao detalhe de trazer o que dizem as resenhas de internautas sobre aquele determinado item”, informa Rodrigues.

Metodologia

A empresa – que captura e processa, continuamente, dados obtidos a partir de mais 800 milhões de sites no mundo todo, dos quais cerca de 21 milhões estão no Brasil – possui vários produtos que organizam um volume gigantesco de dados e agregam a ele uma camada de inteligência, permitindo que executivos do setor que tomem decisões mais precisas, embasadas em movimentos do mercado, detectados a partir da web.

“A tecnologia de big data usa processos automatizados para decifrar, dar sentido e agregar inteligência aos segredos dispersos na web – tanto nos dados estruturados (em formato de texto), quanto nos desestruturados (sons, imagens, vídeos)”, explica o CEO. “Acompanhamos milhares de atributos de milhões de pessoas de forma automática. Assim, podemos chegar a cruzamentos desses dados que são praticamente infinitos. Esse poder na mão de um executivo facilita muito a definição de estratégias comerciais mais corretas e rentáveis”, concluiu.

Foto: Pixabay

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