PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

As estações de metrô mais bonitas do mundo


Inaugurado em maio de 1935, há mais de 80 anos, o metrô de Moscou tinha apenas uma linha de 11 km e 13 estações. Hoje, um dos mais extensos e mais movimentados sistemas metroviários do planeta, conta com 196 estações, 12 linhas e mais de 325 km (prevendo expansão), transportando cerca de 7 milhões de viajantes por dia, o maior número de passageiros da Europa.

O metrô foi um dos mais excepcionais projetos arquitetônicos da URSS, em que estações eram construídas como palácios luxuosos para o proletariado. Retratos de Lênin, detalhes de símbolos comunistas, mosaicos com cenas cotidianas do período soviético e espaços amplos com pilares de mármore serviam para indicar o “futuro radiante” que Stalin e o Partido Comunista prometiam aos cidadãos russos.

Confira algumas das estações mais interessantes:

1. Mayakovskaya (Маяковская)

Estação Mayakovskaya, Zamoskvoretskaya (2, verde)

Arquitetonicamente inspirada no futurismo do poeta Vladimir Mayakovsky, essa estação, inaugurada em 1938, serviu como abrigo antiaéreo durante a Segunda Guerra Mundial.

2. Komsomolskaya (Комсомо́льская) 

Estação Komsomolskaya, linha Koltsevaya (5, marrom)

Essa movimentada estação, inaugurada em 1952, foi projetada pelo designer Alexey Shchusev e apresenta um imponente teto barroco, colorido de um amarelo vibrante e ornado com oito painéis.

3. Prospekt Mira (Проспект Мира)

Estação Prospekt Mira, linha Koltsevaya (5, marrom)

Misturando elementos da arquitetura clássica grega e da imperial russa, essa estação, de 1958, tem como tema decorativo o desenvolvimento agrícola da União Soviética.

PUBLICIDADE