Bruxelas é uma das cidades mais bonitas da Europa. Principal cidade da Bélgica e considerada pelos países-membros como a capital da União Européia, reúne espetaculares construções de estilos gótico, barroco, neogótico e clássico, algumas com mais de 300 anos, é um paraíso para os amantes de histórias em quadrinhos (é a terra do Tintin, Luke Luke, Smurfs e vários outros personagens), é sede dos maiores museus de miniaturas e carros antigos da Europa, e para muitos é a capital mundial da cerveja, chocolate e waffle.
Embora seja um dos destinos de negócios mais procurados da Europa (lá estão os principais prédios da União Européia), Bruxelas ainda não figura entre as 10 cidades européias mais visitadas anualmente pelos turistas (na ordem: Londres, Paris, Antália (Turquia), Istambul, Roma, Barcelona, Amsterdam, Praga, Moscou e Dublin). É uma pena, pois Bruxelas sabe receber muito bem os turistas e tem muito a oferecer em troca. Sem dúvida, um passeio inesquecível.
Como chegar:
Avião: Não existem voos diretos do Brasil. Uma vez na Europa, diversos aeroportos fazem conexão com o o Aeroporto de Bruxelas (BRU), distante 11 km do centro. A cada 15 minutos, trens partem em direção à cidade (€ 7,00), com paradas nas estações “Brussels-Midi” (a mesma onde param os trens do Eurostar e Thalys, distante 30 minutos de caminhada do centro) e “Brussels-Central” (a poucos passos da Grand Place). A viagem leva entre 15 e 25 minutos.
Eurostar (via Londres ou Paris) ou Thalys (via Paris ou Amsterdam): O trem para na estação “Brussels-Midi”. Até o centro, são 30 minutos de caminhada, ou se preferir pegue o metrô na estação Gare du Midi linhas 3 ou 4, e desça na estação “Bourse”, a mais próxima da Grand Place.
Para quem tem vontade de conhecer Bruxelas, montei um pequeno roteiro com as principais atrações da cidade, num roteiro de 3 dias. Se o tempo for curto, procure fazer apenas os dois primeiros dias, que consolidam o que há de mais importante. Se tiver tempo, além do terceiro dia em Bruxelas deixei uma dica de passeio nas redondezas, que pode ser feito num “bate-e-volta”, totalizando 4 dias.
Os famosos e chiques tapetes Belgas:
Bélgica é conhecida por traduzir a elegância de sua cultura na estética dos tapetes e também por ser o maior produtor de tapetes maquinados de primeira qualidade do mundo! Os tradicionais tapetes de origem belga são belíssimas criações com a proposta de unir o estilo clássico ao conforto absoluto. Mas a Bélgica se renova todo dia e hoje produz estampas que vão desde um visual clássico até uma abordagem mais contemporânea, porém com a tradicional qualidade têxtil e a habilidade de expressar em cada detalhe as características da região, tudo com o aconchego elegante característico das peças vindas da Bélgica. Vale uma visita a loja Kyowa Tapeçaria para conhecer um pouco dessa grandiosa e peculiar arte da tapeçaria Belga.