PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Casa abandonada vira obra de arte


O abandono de edifícios e cidades é, muitas vezes, encarado de forma triste e com lamentos por anos a fio. Mas a melancolia também carrega consigo uma beleza única, especialmente vista em construções que despertam a curiosidade e o olhar. Um galpão em Taiwan, vazio há 70 anos, acabou sendo tomado pela natureza de forma tão encantadora, que está até mais bonita do que degradante, atraindo atenção do mundo todo.

O enorme espaço de tijolos, na cidade de Tainan, era ocupado pela Tait & Co., una das primeiras importadoras do país. Entre 1895 e 1945, a região foi invadida por japoneses, que tomaram o local para abrigar a Associação de Sal do Japão, seguida da associação taiwanesa após a saída dos imigrantes. Ao fim da II Guerra Mundial, a companhia afundou e o armazém caiu nas graças do abandono, que perdura até hoje.

O tempo fez seu trabalho e as árvores também, dominando o galpão com seus troncos e raízes, que parecem ter sido moldadas por uma força do além. Segundo crenças locais, as raízes da figueira representam uma energia negativa, fazendo com que o local fosse considerado mal assombrado e um tanto sinistro. Mas as coisas mudaram em 2004, quando o curioso e pitoresco espaço foi reconhecido e valorizado a ponto de se tornar atração turística. Atualmente, por um cerca de US$ 1,50, é possível conhecer os arredores de Tait & Co., onde há um museu e uma fascinante casa na árvore.

Tainan11

tainan7

Tainan8

PUBLICIDADE